Primeiramente, o saque viagem. Posicione-se a dois, três metros da linha de fundo e mire um ponto da outra quadra que você queira acertar. Lance a bola para cima e para frente com a mão boa. Avance na direção da bola, acompanhando seu movimento com os olhos, e acelere nos dois últimos passos antes do salto.
Renan Dal Zotto
Começou como brincadeira nos treinos da equipe da Pirelli, no início da década de 1980, logo chegou às quadras nos campeonatos pelo País e foi utilizado como principal tática nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Trata-se do saque “viagem ao fundo do mar”, criado por William, Renan e Montanaro.
Saque por baixo no voleibol
Para o saque "Viagem" e o Curto, colocados entre o jogador e a linha lateral, esse tipo de recepção é o mais indicado pela dificuldade de direcionar a bola para o centro da rede. Em todas as circunstâncias a recepção da bola é feita para a rede, nos retângulos azuis: Zona de Levantamento.
· Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo. · Domínio de bola: É a ação de dominar a bola com qualquer parte do corpo, exceto as mãos (braços). · Finalização: É o ato de chutar a bola, visando realizar o objetivo mais esperado, que é marcar o gol.
No futsal as posições são: Fixo: é o jogador mais recuado ou defensivo de uma equipe. Goleiro: é o jogador cujo o principal objetivo é evitar que a bola entre em sua própria meta. Alas: Ala direito e esquerdo são os jogadores que ocupam as laterais da quadra.
Laterais direito e esquerdo. ... A função primordial do lateral é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Porém, quando a equipe tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para “abrir” o jogo e criar mais alternativas de ataque.