O magnetismo é o fenômeno físico que explica a atração entre metais e ímãs, por exemplo. Esses materiais são capazes de se atraírem mutuamente graças à disposição espacial dos vetores de momento de dipolo magnético (μ) que se encontram no interior desses materiais.
A palavra magnetismo tem origem na Grécia antiga. Em uma cidade chamada Magnésia foi observado um minério com a propriedade de atrair objetos de ferro. A este minério foi dado o nome de magnetita. Assim como a eletricidade, o magnetismo foi enunciado pela primeira vez no século VI a.C. por Tales de Mileto.
O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, numa cidade de nome Magnésia, em meados do século XIII. Os gregos tinham o costume de observar os fenômenos da natureza, ou seja, as coisas que nela aconteciam. Nessas observações perceberam que uma pedra tinha o poder de atrair o ferro.
O magnetismo foi 'descoberto' a partir de um mineral naturalmente encontrado na região da Magnésia, localizada na Grécia, e por isso o seu nome.
Foi assim que Faraday percebeu que ao variar o campo magnético, ligando ou desligando a bobina, surgia uma corrente elétrica na outra bobina, que é chamada de corrente induzida. Depois dessa descoberta, ele ainda realizou vários estudos até formular a lei que hoje recebe seu nome, a Lei de Faraday.
Resposta: É de suma importância conhecer e compreender os fenômenos magnéticos e eletromagnéticos para entender o funcionamento da maioria dos equipamentos, por isso é preciso estudar e entender o Magnetismo e o Eletromagnetismo.
Os dispositivos eletromagnéticos, têm uma ENORME importância no nosso cotidiano:NÃO poderíamos produzir energia elétrica em GRANDE ESCALA, se não dispuséssemos dos GRANDES GERADORES das usinas, sejam elas térmicas, nucleares ou hidrelétricas e TODOS esses geradores, são dispositivos eletromagnéticos.
Entre eles, podemos citar: cartões magnéticos, transformadores de tensão, motores elétricos, antenas de transmissão de dados, forno micro-ondas, entre outros.
Magnetismo é uma força que exerce um poder de atração ou repulsão entre determinados objetivos, como ímãs e materiais ferromagnéticos, por exemplo. ... Os ímãs, por exemplo, apresentam dois polos em que o magnetismo se manifesta com maior intensidade.
magnetita
ponto Curie. Temperatura acima da qual um mineral magnético perde o seu magnetismo. O estudo do paleo-magnetismo terrestre da crosta oceânica baseia-se nesta propriedade dos minerais magnéticos que registram o fluxo magnético terrestre ao cristalizarem, resfriando-se abaixo do ponto Curie.
A temperatura ou ponto Curie é o valor de temperatura em que um material ferromagnético perde suas propriedades magnéticas. A temperatura Curie, também denominada de ponto Curie, é a temperatura em que um material ferromagnético ou um ímã perde suas propriedades magnéticas.
Aquecendo um ímã até uma temperatura denominada “temperatura Curie” ele perde suas propriedades magnéticas. ... O campo magnético envolve totalmente os ímãs, de forma que qualquer ímã ou qualquer outro corpo ferromagnético seja submetido a uma força magnética.