Como abrir ostras facilmente: Segure a ostra com o lado (valva) mais curvo para baixo, assim você preserva o saboroso líquido do seu interior. Introduza a faca na região do Umbo (dobradiça). É a extremidade mais pontiaguda da ostra.
Feche as quatro pontas do pano fazendo um nó e coloque em um recipiente ou sobre um prato. O recipiente com as amêijoas deverá permanecer na geladeira até ao momento de as cozinhar. É preferível que o procedimento seja repetido todos os dias. Desta forma, as amêijoas se manterão frescas durante três ou quatro dias.
Aberta, é sinônimo de fim de vida para o vôngole, e de hospital para os descuidados, pois seu processo de decomposição libera toxinas rapidamente. Altamente perecível, o bichinho. O ideal é comprá-lo fresco e consumir em 24 horas, mesmo sabendo que ele dura até três semanas congelado no freezer.
V irar molho de espaguete parece ser a sina culinária do vôngole, um pequeno molusco bivalve (cuja concha é formada por duas peças simétricas) que vive em águas limpas e se enterra na areia. Assim como o prato, o próprio nome geralmente usado no Brasil para designar o molusco é de origem italiana.
Mantenha o marisco sempre frio. Utilize um saco isotérmico para transportar o marisco da loja para casa. Mantenha o marisco na embalagem original e na parte mais fria do frigorífico. Se não planear consumir o marisco já cozido dentro de 1 ou 2 dias após a compra, opte por o congelar no máximo até 6 meses.
Um dos métodos mais utilizados para eliminar a areia das amêijoas consiste em polvilhá-las com sal e mergulhá-las em água bem fria ou submergi-las em água marinha durante algumas horas, ou pelo menos 30 minutos se não dispõe de tanto tempo.
Como limpar mexilhões · Com as costas de uma faca pequena, remova a crosta grossa que recobre toda a casca de marisco. · Com o polegar apoiado na lâmina da faca, puxe as fibras (barba) do mexilhão e despreze-as. · Lave-o em água corrente e esfregue com uma escova de cerdas finas para limpá-lo completamente.