Significado de Dandalunda substantivo feminino [Folclore] Iemanjá, nos candomblés angolenses.
Temas sagrados do Candomblé, podem ser encontrados nas músicas dos cantores mais contemporâneos de axé, afropop e samba-reggae, como Margareth Menezes.
"É com muito pesar que comunicamos o falecimento de Dona Diva Menezes da Purificação, mãe querida de nossa Maga. Mulher guerreira, de coração grande, criou cinco filhos (Maga, César, Rita, Osmar e Aline) com muito amor e carinho.
58 anos (13 de outubro de 1962)
Salvador, Bahia, Brasil
Margareth Menezes Atualmente, a cantora que é considerada a "Aretha Franklin brasileira" reside no Condomínio Aldeia Jaguaribe.
Bahia
Bahia
Uma das maiores cantoras do Brasil, Ivete Sangalo, 47 anos, veio de Juazeiro para Salvador ainda muito nova, com 17 anos, e parece ter caído nas graças da capital. Ela mora desde 2006 em um apartamento duplex no Edifício Mansão Morada dos Cardeais, com entrada pelo bairro da Vitória.
A cantora Claudia Leitte está com dificuldades para se desfazer de uma mansão no valor de R$ 4,5 milhões, localizada em Alphaville, em Salvador. O imóvel de 952 metros quadrados está disponível para venda há pelo menos sete anos.
Famosos que moram no Rio de Janeiro: veja os bairros de 10 deles
Candeal
Brown mistura baianidade com ritmos latinos, com influências caribenhas e referências à herança da América Espanhola, além de - é claro - uma forte influência da cultura e dos cânticos africanos do Candomblé em louvor aos Orixás, religião na qual é iniciado.
Carlinhos Brown foi também o pivô do divórcio entre o compositor Chico Buarque e a atriz Marieta Severo. Depois de quase trinta anos de casamento enfrentando a ditadura militar, o exílio, o vício de cocaína de Chico e todo resto, a relação acabou.
Veja o que essa palavra significa: “Ajayô” é uma saudação usada no afoxé “filhos de gandhy”. Afoxé, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo de rua que sai durante o carnaval. ... A palavra “Ajayô” vem da mitologia africana e é uma saudação a um orixá, criador do homem segundo a mitologia.
Ajayô é uma expressão africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.
Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.
Oração a Oxalá para começar o dia e ter muito sucesso “Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé! Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos. Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua Luz, a cada instante de meu dia.
Oxalá é o senhor da criação, responsável pela vida e pela paz. Oxum é a dona das águas doces e dos encantos, protetora da gestação. A junção desses Orixás promove o respeito e a harmonia. Oxalá e Oxum chegam estimulando a autoconfiança e a compreensão.
Mas, com certeza, Xangô não virá sozinho. Em 2020 quem rege é Iansã.