EQST

Como Era A Organizaço Poltica Na Cidade De Atenas?

Como era a organização política na cidade de Atenas?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. Mesmo sendo considerado um “governo do povo”, aqueles que participavam da democracia ateniense correspondiam a menos de 20% da população.

Quem eram os metecos na sociedade ateniense?

Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. Existiam em várias cidades , exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. ... De fato, grande parcela da economia ateniense era realizada pelos metecos.

Como viviam os metecos em Atenas?

Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato.

Como eram designados os estrangeiros que viviam em Atenas?

A população de Atenas encontrava-se dividida em três classes: os cidadãos, os estrangeiros residentes (ou metecos, do grego métoikoi) e os escravos. Atenas era muito acolhedora para os estrangeiros. Entretanto, os metecos tinham um lugar oficial em Atenas. ...

Quais eram os critérios da cidadania?

Em Atenas para alguém ser considerado cidadão era necessário que fosse homem (ou seja, todas as mulheres eram excluídas deste direito), livre (de modo que se excluíam os escravos), filhos de mães nascidas na Pólis (excluindo os estrangeiros) e dotados de uma quantidade mínima de posses (excluindo os muito pobres).

Como era considerado cidadão na polis em Atenas?

Resposta: Só era considerado cidadão na pólis os indivíduos do sexo masculino, desde que esses não fossem escravos e nem estrangeiros. ... Vale dizer que pólis é praticamente o mesmo que cidade, no caso, representamos como modelo a cidade-estado de Atenas.

Qual o significado histórico da democracia desenvolvida em Atenas na Antiguidade?

A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”. ...

Qual a necessidade do surgimento da concepção democrática na Grécia antiga?

A necessidade do surgimento da concepção democrática na Grécia antiga se dá em dar autonomia para a população. A importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga foi estabelecer um dos primeiros modelos de democracia existentes na sociedade.

Como era a democracia em Atenas?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Quem era os excluídos da democracia ateniense na antiguidade?

A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.

Quem eram os excluídos da democracia grega?

eram excluídos do regime democrático grego: crianças, mulheres, escravos, estrangeiros. Só eram considerados cidadãos homens com mais de 21 anos.

Quais eram os excluídos da cidadania grega?

Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros. A atuação direta nos negócios públicos da polis estimulava a participação efetiva no governo. O cidadão grego era um sujeito político ativo. ... A Ágora era o lugar da vida política, de discussões e embates.

Quais eram os grupos sociais excluídos da democracia grega?

Olá, Mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam direitos na sociedade Ateniense, ainda que o modelo vigente fosse o democrático. ... Já os escravos, além de não possuírem quaisquer direitos, eram vistos como seres inferiores. Estrangeiros também eram excluídos da cidadania.

Quais grupos eram excluídos?

Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.

Quais eram os grupos participantes da democracia ateniense?

A democracia ateniense foi conquistada após disputas de poder e conflitos entre diferentes grupos sociais (comerciantes, artesãos e camponeses) e a aristocracia – os eupátridas ou bem-nascidos.

Quais grupos sociais estavam excluídos da participação política?

Resposta. Resposta: Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política.

Quem era considerado cidadão no período de Clístenes?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Estavam excluídos da participação política na Grécia antiga?

Resposta. Os incluídos eram apenas os HOMENS RICOS e nascidos na Grécia. Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política.

Quem eram os grupos que poderiam votar e ser votado na democracia ateniense?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. ... Essa igualdade dava-se, pois todos os membros do corpo político ateniense eram livres e, por isso, considerados iguais.

Quais eram os direitos essenciais dos cidadãos na democracia ateniense?

Em Atenas, eram considerados cidadãos apenas os homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses. ... Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.

Qual é o conceito de democracia?

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Por que os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.