Para abrir o Prompt de Comandos, clique em iniciar e digite cmd . No exemplo acima, quando a janela de comandos foi aberta, estávamos na pasta /Users/Rocha . Ao subirmos um diretório, com o comando cd../ , passamos a estar na pasta /Users , que é o diretório “pai” de /Rocha .
Para usar o comando ls é só digitar o comando mais o diretório que se queira acessar. Esse comando é utilizado para mudar de um diretório para outro. Assim, se quisermos entrar no diretório Documentos é só digitar o comando cd + Documentos. O comando pwd serve para mostrar o caminho de determinado diretório.
Localizar somente arquivos ou somente diretórios Perceba que, na busca por arquivos, basta incluir “-type f” antes de digitar o nome, enquanto na busca por diretório inclui-se o “-type d”. Não por acaso, as letras representam as iniciais para files (arquivos) e directories (diretórios).
Diretório corrente é uma referência, usada para transformar nomes relativos em nomes completos, permitindo a identificação de um arquivo. Cada programa tem o seu diretório corrente. Vários programas sendo executados ao mesmo tempo podem ter diretórios correntes distintos.
Comandos utilizados em "terminal básico"
Vale lembrar que em várias distribuições Linux, existe já definido um atalho para o comando logout, bastando pressionar:
Hoje irei mostrar como criar, editar e salvar arquivos texto pelo terminal Linux, utilizando os comandos nano e cat....Manipulando Arquivos Texto no Terminal Linux.
Entre o comando seguido do nome do diretório cd Textos .
Pressionando a tecla "esc" vc entra no modo de comando. É neste modo que você pode salvar o arquivo.