Neste post demonstraremos a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de Venda de bem incorporado ao ativo imobilizado, que deverá ser emitida sem incidência do ICMS, IPI, PIS e COFINS, cujo preenchimento do XML será conforme demonstrado acima.
A nota de ativo imobilizado está relacionada a produtos que foram adquiridos por serem necessários para a empresa exercer suas atividades. A nota de material de consumo faz referência a produtos adquiridos com a finalidade de serem utilizados nas atividades comerciais, administrativas ou operacionais da empresa.
A opção de emitir uma nota fiscal fica disponível após ter uma venda criada. Para isso, acesse o menu Vendas > Vendas e Orçamentos e clique em Criar nova venda. Você também pode fazer pelo menu Vendas > Notas Fiscais de Produto > Criar Nova > Venda.
A loja ao receber o veículo usado de pessoa física não-contribuinte do ICMS, deverá emitir nota fiscal de entrada com base no art. 136, I “a” do RICMS/SP, utilizando o CFOP 1.
Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa";
Importância da nota fiscal para revenda de veículos Fazer a emissão de nota fiscal é uma obrigação para uma revenda de veículos e um direito do consumidor. O documento faz o registro da transação e apresenta as características do produto, funcionando como uma garantia a mais para o cliente.
A nota fiscal de entrada ou de compra é o documento referente à movimentação do estoque das mercadorias que a sua empresa está recebendo. Ou seja, ela é diferente da nota fiscal de saída, que é usada quando você vende um produto ou serviço.
Quem pode emitir uma nota de serviço? Os prestadores de serviços contribuintes do Imposto sobre Serviços – ISS são obrigados a emitir a Nota Fiscal de Serviço. Cabendo aos municípios instituir a forma como ocorrerá a cobrança. Inúmeras prefeituras já aderiram à obrigatoriedade da NFS-e.
Qualquer empresa que comercializa produto ou serviço deve emitir a nota fiscal. Essa exigência tem como objetivo facilitar o trabalho dos órgãos fiscalizadores que verificam, por exemplo, se uma empresa pode ser MEI, se os impostos estão sendo pagos corretamente, entre outras questões.
A Nota Fiscal Avulsa pode ser emitida por micro e pequenas empresas, autônomos que não possuem CNPJ, pelos microempreendedores individuais e por não contribuintes do ICMS.
O primeiro passo para emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI no Distrito Federal, é realizar um pré-cadastro no SENFA. Você pode checar a lista de documentos necessários clicando neste link e, depois, basta clicar na aba “Pré-cadastro” no canto superior esquerdo da tela.
Saiba como emitir nota fiscal eletrônica DF, passo a passo e todas as particularidades da região:
Como emitir nota fiscal como autônomo sendo PJ? O ideal, entretanto, é que o profissional autônomo seja uma pessoa jurídica. Para isso, é necessário a criação de um CNPJ e, portanto, precisa abrir empresa. Para emitir nota fiscal como pessoa jurídica, é fundamental que o autônomo avalie os seus rendimentos.
Como emitir NFS-e com CNPJ
Para emitir a nota fiscal eletrônica utilizando a categoria de microempreendedor é bastante simples....É preciso: