O que acontece é que o movimento, principalmente quando há repetição e carga, provoca microlesões nas fibras musculares, estas microlesões ativam o crescimento e fortalecimento do músculo, porque a regeneração destas faz com que as fibras cresçam em tamanho e recebam mais nutrientes devido ao aumento do fluxo sanguíneo ...
Não seja teimoso se o desconforto for muito intenso. Treinar muito dolorido pode deixar você exposto a uma lesão mais grave. "Tem que ir com calma, não pode forçar. Exagerar pode fazer com que uma microlesão natural se torne algo grave e o afaste da malhação por mais tempo do que só um dia", comenta Vilela.
INTRODUÇÃO: O dano muscular induzido pelo exercício (DMIE) em humanos ocorre quando o indivíduo realiza exercícios não-habituais, muito intensos ou de longa duração.
Os principais motivos que levam a uma ruptura nas fibras são o alongamento exagerado do músculo, o esforço repentino — que pode provocar uma tensão maior do que o tecido suporta de forma súbita — e a exaustão muscular após um esforço muito repetitivo.
Alterações fisiológicas e estruturais nas fibras musculares surgem devido ao aumento da força muscular, que são adquiridas através do treinamento resistido (musculação) constante.