O diagnóstico do hipotireoidismo em cães é feito com base nos sinais clínicos, resultados da rotina laboratorial, testes da função da glândula tireóide e resposta a reposição dos hormônios da tireóide. Infelizmente, os testes têm alta sensibilidade mas baixa especificidade para uso no diagnóstico de hipotireoidismo.
Caso a doença seja confirmada, o veterinário irá indicar o hipotireoidismo em cães e o tratamento adequado para seu pet. “A terapia envolve reposição desses hormônios por medicação via oral.”, complementa a especialista.
A síndrome de cushing (ou hiperadrenocorticismo) é uma doença bastante comum entre os pets. Especialmente os cães domésticos e idosos das raças poodle, dachshund, terriers e boxer. Nela, o cortisol – um dos hormônios mais importantes para o equilíbrio do organismo do animal, é produzido em excesso.
Dessa forma, o médico veterinário, precisa estar treinado para realização da raspagem ou biópsia. Já o tratamento é realizado de acordo com a causa da alopecia. Sendo assim, pode ser tanto com xampus tanto quanto medicamentosa (antibiótico ou anti-inflamatório) em casos mais severos.
Letargia, sem vontade de brincar e com respiração ofegante Como os humanos, quando não se sentem bem, os cães perdem energia pra brincar. Ficam mais sonolentos e tristes.
A letargia é um estado de faqueza generalida e indisposição para realização das atividades do dia a dia, podendo ser proporcionada por vários tipos de patologias tais como anemias, doenças endocrinas, parasitoses e outros.
Sinais de alerta
substantivo feminino Estado de inconsciência que se assemelha ao sono profundo. [Figurado] Ausência de ânimo; excesso de preguiça; desânimo: ela não conseguiu tirar o filho da letargia.
A definição de fadiga segundo a norma ASTM é a seguinte: “Processo progressivo e localizado de modificações estruturais permanentes ocorridas em um material submetido a condições que produzam tensões e deformações cíclicas que pode culminar em trincas ou fratura após um certo número de ciclos. ”
A fadiga é um fenômeno associado a ações dinâmicas repetidas, que pode ser entendido como um processo de modificações progressivas e permanentes da estrutura interna de um material submetido a oscilação de tensões decorrentes dessas ações.