Em locais de clima temperado, convém proteger a planta do frio em ambientes internos, durante os meses de outono e inverno. O substrato para camedórea-elegante deve ser mantido úmido, sem secar totalmente entre as regas. Folhas amareladas ou com pontas secas evidenciam a carência de umidade.
Conheça agora os principais tipos de palmeiras utilizadas em jardins e escolha a ideal
Fácil de cuidar, bastam um lugar perto da janela e alguns nutrientes para ganhar a beleza de uma minipalmeira. Rega: entre 2x e 3x por semana. Nativa das florestas tropicais, ela gosta de umidade… Nas folhas, que vão se alegrar com algumas borrifadas de água, e no solo, que não precisa estar seco para a próxima rega.
Quando a planta está saudável, costuma soltar muitas brotações (chamadas keikis) no meio ou na ponta dos ramos. Espere que os keikis tenham umas duas ou três raízes de uns 5 cm pelo menos e destaque-os da planta-mãe, plantando as mudas em vasos com um pouco de esfagno em volta das raízes.
Como e onde cultivar orquídeas bambu: Em um local ensolarado, entre 25 e 30°C, com solo rico em material orgânico, bem adubado e drenado. Quando cultivadas à sombra, as orquídeas bambu alongam seus ramos e se curvam em busca do sol. Seu formato acaba sendo prejudicado e essa condição afeta a floração.
Rusticas, as orquídeas bambu impressionam pela beleza e resistência. A espécie pode ser plantada na terra ou em vasos, aguenta o sol forte e chega a até 2,5 metros de altura. Quem tem um bom espaço ou jardim em casa não resiste em cultivar a planta.
As orquídeas devem ser plantadas em solo fértil, húmido mas com excelente drenagem. É aconselhável utilizar fertilizantes, mas no composto e nunca junto à raiz da orquídea. Esta aplicação deve ser feita uma ou duas vezes por mês consoante o desenvolvimento da planta.
Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
Raízes secas podem sim ser cortadas para a planta ficar mais bonita, mas você deve escolher bem para saber qual é a raiz que está morta mesmo. As raízes secas ficam secas e amarronzadas, já as vivas são esbranquiçadas.
A segunda opção é quando a haste seca toda e, em vez de brotar uma nova haste, surge um keiki, ou seja, um novo broto de orquídea, que começa a brotar raízes de um outro ponto da orquídea. Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso.
O que fazer: O primeiro passo para evitar que as raízes continuem “podres” é parar com as regas por um tempo! Em seguida, corte as que estiverem realmente inúteis e estiverem perdidas – elas geralmente ficam moles e com coloração marrom escura ou preta, ao contrário da raiz saudável, que é firme ao toque!
Como recuperar orquídeas com folhas murchas? Primeiramente o ideal é fazer a troca do substrato da sua orquídea e aplicar semanalmente o fertilizante NPK- ou PK- Feito isso as folhas de sua orquídea devem recuperar e consequentemente a sua planta ficará bem melhor.
O Que Fazer Para Recuperar Orquídea Que Está Morrendo?