O polímero conhecido como PVA é um polímero de adição, pois se dá pela “soma” sucessiva de vários monômeros do acetato de vinila; daí o seu nome: poliacetato de vinila.
Poliacetato de vinila Este polímero é chamado também de PVA, sigla do inglês Polyvinyl Acetate. É usado na fabricação de tintas, gomas de mascar, adesivos e colas. É obtido a partir do acetato de vinila.
Como aplicar a Cola de PVA O uso da cola é simples, basta colocar uma quantidade sobre a superfície a ser colada. A aplicação pode ser feira com pincel, espátula, rolo, ou até mesmo usando o bico dosador da embalagem.
A cola de resorcinol é a mais forte das três, indicada para trabalhos mais pesados em madeira ou PDF que ficarão ao ar livre. Depois vem a cola amarela e a mais simples é a cola de resina plástica.
O álcool polivinílico é misturado com água e aquecido a 70ºC em um tanque. O persulfato de amônio também é misturado com água em temperatura ambiente. É como se fosse a receita de um bolo: o que vai formar a cola é a mistura desses dois ingredientes com o acetato de vinila.
Eles tendem a remover a sujeira e a tinta junto, o que deixará a superfície irregular.
Modo de preparo Para fazer a tinta lavável são precisos três materiais: terra, água e cola. Basta misturar de seis a oito quilos de terra bem coada, um quilo de cola branca e dez litros de água. Depois é só pintar.
É possível usar selador como tinta, mas não é indicado Também será alcançado o colorimento “provisório” da parede, mas o resultado não será muito bom como pintura, que, provavelmente, ficará manchada e com pouco recobrimento.
Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais “seco” no chão.
Diluir a tinta corretamente e usar uma massa corrida de boa qualidade também ajuda. » Lixa de parede grana 220 ou 240 (se a parede estiver muito ruim, o recomendado são as lixas mais grossas, como número 80 ou 100). É bom comprar uma boa quantidade, pois elas se desgastam muito facilmente.
Se você deseja saber como preparar cal para pintar com rolo, saiba que o procedimento é o mesmo. No entanto, ao usar o rolo para a pintura, é possível conseguir um acabamento mais liso. Caso use brochas, o acabamento será bem mais rústico.
Pegue um rolo ou um pincel grande e aplique cola com uma camada grossa e uniforme na cal....Para fazer isso:
Misture uma colher de óleo de coco a duas ou três gotas de óleo essencial de limão siciliano em um recipiente. Mexa bem. Qualquer tipo de óleo pode ser usado para quebrar a tinta a óleo: azeite, óleo de jojoba ou óleo de canola.
O emprego de um maçarico a gasolina ou a gás ou de uma lamparina permite retirar a tinta mais rapidamente. Faça passar a chama de um lado para o outro, a fim de fundir a tinta que pretende remover, tendo, porém, o cuidado de não danificar a superfície pintada restante.
Passe uma mistura de óleo de cozinha e detergente na pele. Despeje essa mistura no local com tinta. Deixe de molho por um minuto antes de começar a esfregar a área até que forme espuma. O detergente vai ajudar a quebrar as partículas de óleo na tinta. Enxágue quando terminar.