crossorigin="anonymous">
Antes da Revolução Industrial, o processo produtivo era feito de forma manual de duas maneiras: uma artesanal, um sistema doméstico de produção, onde o mestre artesão era o dono dos meios de produção, do capital (investido e lucrado), da força de trabalho além de participar de todo o processo de produção; outra ...
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal.
Para produzir os bens e serviços de que necessitam, os seres humanos estabelecem relações entre si. Tais relações são chamadas de relações de produção. Todo processo produtivo depende de pelo menos dois agentes sociais básicos: trabalhadores e proprietários dos meios de produção.
Os diversos objetos que temos na atualidade foram desenvolvido ao longo dos anos pelos diversos povos. Importante notar que os primeiros objetos conhecidos feitos de pedra e metais foram desenvolvidos pelos povos da pré história e foram de fundamental importância para o posterior desenvolvimento tecnológico.
O ser humano começava a dominar, ainda de maneira rudimentar, a tecnica da fundição. A principio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil. Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta.
A Idade dos Metais começou por volta do ano 6 mil a.C., logo após o período Neolítico, quando os grupos que eram nômades se tornaram sedentários graças à agricultura.
Na Grécia iniciou-se por volta do ano 1000 a.C., e não chegou à Europa ocidental antes do século VII a.C.. A substituição do bronze pelo ferro foi paulatina, pois era difícil produzir peças de ferro: localizar o mineral, extraí-lo, proceder a sua fundição a temperaturas altas e depois forjá-lo.