Para converter um número binário em octal, executa-se o processo inverso ao anterior. Agrupam-se os dígitos binários de 3 em 3 do ponto decimal da direita para a esquerda, substituindo-se cada trio de dígitos binários pelo equivalente dígito octal.
Na base dois, ao se dividir um número por dois, basta levar a vírgula para a esquerda. Assim, para se determinar o segundo algarismo, do número em binário, basta lembrar que ele é a parte inteira do número original dividido por dois, abandonado o resto. Vamos converter 25 de decimal para binário.
Um modo simples de fazer essa conversão é dividir o número decimal que você quer converter em binário por dois. Faça a divisão "na mão", e anote o resto (será 0 ou 1). Pegue o quociente dessa divisão e divida-o, também, por dois. Anote, outra vez o resto.
Um sistema de numeração
A letra T em maiúscula, por exemplo, corresponde ao código ASCII 84. Portanto, se você pressionar a tecla e digitar o número 84, a letra T será exibida na tela. Já a versão minúscula corresponde ao valor 116. Entretanto, ainda é preciso converter os valores da tabela ASCII para o código binário das letras.
Os números binários como são usados atualmente foram inventados pelo matemático alemão Gottfried Leibniz, no século 18. Acontece que pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriram que a utilização deste sistema de números é bem mais antigo — para ser mais exato, cerca de 400 anos do que era afirmado.
Dessa forma, as bases para binário, octal, decimal e hexadecimal são, respectivamente, 2, 8, 10 e 16. 2 – a) Conjunto de letras, números e símbolos. Os caracteres são formados por bytes e consistem em um conjunto de letras, números e símbolos.
Resposta. d. Substituição usando a tabela de valores – binário e depois para octal.
decimal
sistema de numeração indo arábico