A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). ... A gestão da informação, portanto, deve se preocupar com os documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades do negócio corporativo.
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. ... Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir.
O gestor da informação tem uma formação multidisciplinar, com conhecimentos em Administração, Ciências da Computação, Matemática e Ciências da Informação. Esse profissional tem valor estratégico para as organizações por sua habilidade em coletar, identificar, tratar, armazenar e distribuir dados importantes.
Sendo assim, a gestão do conhecimento aumenta a capacidade da organização de aprender com seu ambiente e incorporar conhecimentos a seus processos. ... Refere-se ao conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento.
Para que serve a gestão do conhecimento? O principal propósito da gestão do conhecimento é conectar as fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento. Deve haver facilidade na transferência do conhecimento da mente dos geradores para as pessoas que o utilizam na execução da estratégia da empresa.
Se bem utilizada, a gestão da informação garante a melhoria das obrigações empresariais, pois simplifica a tomada de decisão e eleva o índice de sucesso na elaboração e aplicação de projetos.
A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades ...
Na nossa sociedade actual, é completamente fundamental. Sem os fluxos de informação que temos actualmente, boa parte da nossa sociedade deixava simplesmente de funcionar. A maior parte das pessoas considera “fluxo de informação” apenas a parte visível desse fluxo (notícias, redes sociais, internet, etc.)
A internet democratizou a informação fazendo com que a sociedade se informe e participe das questões ambientais. ... A interação entre a sociedade e a tecnologia resulta em sites, como o da Avaaz, onde é possível observar a relação entre a sociedade e a tecnologia visando, assim, à proteção ambiental e a sustentabilidade.
A internet por meio das redes sociais possibilita uma comunicação muito mais facilitada pelas pessoas. ... Importante notar assim que a internet veio como forma de encurtar a distância entre as pessoas e promover uma maior integração entre elas.
Surgida no contexto da pós-modernidade, a Sociedade da Informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.
7. (UFSM-RS) São características da sociedade da informação, EXCETO: a. ... Há um desigual acesso às redes de sistemas de computadores e de informação, parcelas significativas da população não usufruem da tecnologia, sobretudo entre os países do Sul, onde milhares de pessoas encontram-se marginalizadas.
O significado que se pode deduzir acerca da expressão ''sociedade da informação'' é de que atualmente as informações fazem parte da vida das pessoas, o que ocorre em função do aumento significativo das tecnologias de comunicação e acesso aos dispositivos móveis, a exemplo dos celulares smartphones.
É desejável promover a sociedade da informação porque o novo paradigma oferece a perspectiva de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da ...
Resumo. Resumo Os principais desafios à compreensão e à ação social e política apresentados pela chamada “sociedade da informação” dizem respeito a novas instabilidades e incertezas. Essas instabilidades criam, por um lado, insegurança ocupacional, econômica, financeira, política e social.
Na década de 1990, os debates se aprofundam e surge o termo “sociedade do conhecimento” como uma alternativa ao termo “sociedade da informação”. De toda forma, os tomadores de decisões em todo o mundo notaram que a informação estava desempenhando um papel cada vez mais central na vida social, cultural e política.
É comum o conceito de sociedade do conhecimento ser confundido com o conceito de sociedade de informação, porém a diferença é grande, porque não podemos dizer que informação seja conhecimento. Uma informação deve ser analisada, compreendida e depois validada ou pelo menos aceita como hipótese.
Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
A sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação, é o tema do relatório lançado em novembro pela Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Em contra-partida, a sociedade do conhecimento surge em transição com a sociedade industrial, através da globalização, que permitiu a troca de valores e experiências, promovendo a conscientização moral e social.
Assim foi com a criação da escrita e imprensa: a primeira permitiu a conservação dos registros do conhecimento, o que gerou a expansão cultural que vivemos hoje; a segunda proporcionou o acesso a esse conhecimento, em uma tendência de democratização e universalização da cultura geral e científica.
Verificado por especialistas Assim a sociedade urbano industrial é caracterizada por essa população que vive em torno do que ocorre nos grandes centros, trabalho, vida, estudos, tudo está diretamente relacionado aos centros.
É correto afirmar que na sociedade industrial o lugar de trabalho separou-se do lugar de vida extra trabalho e muitas vezes entre os dois se interpôs uma grande distância, que requer horas para ser cotidianamente coberta pelo trabalhador pendular.
A sociedade industrial é o resultado das lutas dos trabalhadores em busca de reformas que humanizassem o capitalismo. A sociedade industrial foi, aos poucos, se transformando em busca de melhorias nas condições de vida do trabalhador.
A sociedade pré-industrial vivia organizada sob uma economia agrária não mecanizada, produção de artesanato sem linha de produção e sem produção de massa; não havia divisão de trabalho, com uma linha de produção manual muito simples. ... A sociedade pré-industrial não tinha e não desenvolvia difusão cultural.