Devido a utilização fim do televisor, a sua classificação será dada como um monitor, sendo assim, a classificação do mesmo como equipamento de informática é viável e não vejo problema algum para classifica-lo assim, pois o que se leva em consideração aqui é a sua utilização.
Móveis e utensílios: são os móveis e utensílios usados na companhia, como por exemplo, as mesas e cadeiras da sala da administração de uma empresa, os utensílios de uma empresa de restaurante (garfos, facas, pratos, colheres), entre outros. Veículos: são os carros, motos, camionetes, caminhões, etc.
O ar condicionado deve ser classificado como:
Calculando a depreciação de um bem
Veja abaixo como ficaria o cálculo:
Qualquer investimento deve levar em conta a depreciação e a perda de valor do bem ao longo do tempo. A vida útil pode ser calculada por: VU = n x a. O “n” é a vida útil em anos, e “a” o número de horas de utilização por ano.
A taxa de depreciação "fiscal" é de 20% a.a. para computadores, somente alguns itens ligados a computação é que tem a depreciação fiscal de 10% a.a. como impressoras. Também deve ser verificado se o calculo é para fins gerenciais ou fiscais.
Muitos calculam que um modelo desvaloriza, em média, em 10% do seu valor inicial ao ano. Se você está pensando em comprar ou revender um carro seminovo ou usado, um bom parâmetro que pode considerar também é a Tabela FIPE, que leva em conta esse cálculo.