r, ou seja, é o comprimento da circunferência da base. Para encontrar o ângulo desse setor, basta dividir o comprimento do arco pelo seu raio.
A geratriz, que é a medida da altura lateral do cone, também está presente na composição do tronco de cone. Não devemos confundir a medida da altura do tronco de cone com a medida da altura de sua lateral (geratriz), pois são elementos distintos. A altura do cone forma com as bases um ângulo de 90º.
Também segundo o enunciado, “a altura de um cone circular reto mede o triplo da medida do raio da base”, portanto, a altura será o triplo de 4 cm: h = 3 . 4 = 12 cm.
Fórmulas: Como Calcular?
A sua forma é esférica; não tem bases, não tem vértices e não tem arestas. Este sólido geométrico chama-se cilindro. O cone está limitado por uma superfície curva. Tem uma base na forma de circunferência e tem 1 vértice.
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.
Superfície lateral de um cone é a reunião de todos os segmentos de reta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolve a base. Superfície do cone é a reunião da superfície lateral com a base do cone que é o círculo.
Dessa forma, é possível definir a área da superfície da esfera como o produto entre 4, o número irracional π e o raio R elevado ao quadrado. O que pode ajudar a memorizar essa fórmula é a sua semelhança com a fórmula da área do círculo, πR2.