Em janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7 MW atingiu o Haiti. ... Análises indicam que cerca de três milhões de pessoas foram atingidas pelo sismo, levando a óbito de 100.
Dez anos depois que um terremoto matou mais de 300 mil pessoas no Haiti, a corrupção e a turbulência política impediram a pequena nação insular de se recuperar. Na foto, apenas alguns meses após o desastre, cidadãos começaram a reconstruir uma escola no bairro Carrefour Feuilles, em Porto Príncipe.
Cinco anos após o terremoto de magnitude 7 que atingiu a capital do Haiti, deixando cerca de 316 mil mortos e traços de destruição pela cidade, é possível ver que a reconstrução de Porto Príncipe segue precária e desigual. ... O abalo ocorreu às 16h53 de 12 de janeiro de 2010 (no horário local) e devastou a cidade.
Dez anos depois, o Haiti não se recuperou desse desastre, apesar dos bilhões de dólares gastos no país. Dois fatores principais explicam a magnitude dessa tragédia: a fraqueza das instituições públicas haitianas e a desorganização da ajuda internacional, principalmente das ONGs. O Haiti é vulnerável a terremotos.
No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. ... Esse terremoto agravou os problemas sociais do Haiti, várias pessoas estão utilizando as ruas como moradia com receio de outro tremor e a consequente derrubada das casas.
No dia 12 de janeiro de 2010, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o já castigado Haiti, matando 250 mil pessoas e deixando cerca de 1,5 milhão desabrigadas. No mês seguinte, um tremor com magnitude de 8.
316.
O terremoto agravou os problemas sociais do Haiti, várias pessoas estão utilizando as ruas como moradia com receio de outro tremor e a consequente derrubada das casas. A água potável, alimentação e remédios não são suficientes para suprir as necessidades da população.
O sismo ocorreu ao longo da fronteira entre a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8 cm por ano, tendo sido causado por um movimento de subducção da primeira sob a segunda. A costa do Chile é um local de intensa atividade sísmica.
No casodo Haiti terremoto que ocorreu no Haiti foi provocado pelo deslizamento e compressão entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha. O terremoto foi de 7 graus na escala Richter, que além deter sido muito forte não se compara ao do Japão.
Maremoto é um fenômeno que ocorre no assoalho ocêanico pela movimentação intensa nas fronteiras das placas tectônicas, por meio de erupções vulcânicas ou por causa de deslizamentos de terras submersas no oceano.
Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas. Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos.
No entanto, em algumas definições, os maremotos são designados como qualquer movimentação anômala do mar proveniente de um terremoto, ou até de um terremoto no ambiente oceânico, enquanto os tsunamis seriam as ondas provocadas por um maremoto.
a) Terremoto: o movimento ou abalo de placas tectônicas, que em seu contínuo fluxo migratório colidem ou arrastam-se umas sobre as outras; b) Maremoto: agitação sísmica no mar; c) Tremor de Terra: agitação sísmica na superfície terrestre.
Cerca de 80% dos tsunâmis ocorrem no Oceano Pacífico, mas podem acontecer em qualquer grande massa de água, incluindo lagos. Além dos sismos, os tsunâmis podem ser causados por deslizamentos de terra, explosões vulcânicas e impacto de objetos de grandes dimensões.
Os países mais afetados foram:
Um tsunami, na verdade, são ondas múltiplas que se propagam pela água. As ondas geradas podem percorrer milhares e milhares de quilômetros, possuindo uma velocidade de aproximadamente 700 km/h e mais de 10 metros de altura.