Como calcular o lucro líquido Com todos os custos e despesas considerados agora, temos os custos totais do negócio. Para o lucro líquido, o cálculo pode ser feito pela fórmula: Lucro líquido = Receitas Totais - Custos Totais.
O ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
O cálculo do ROI é simples. Inicialmente subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento. Com isso, a fórmula fica da seguinte maneira: ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento.
Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
Ela nada mais é do que o aporte inicial da carteira (10.
O retorno sobre o investimento relaciona o lucro operacional da empresa (suas receitas) e os investimentos realizados no projeto. No caso, a fórmula fica assim: (lucro operacional – investimento / investimento) x 100.
O cálculo do Retorno sobre o Ativo é bastante parecido com o ROI. A diferença é que enquanto neste último o lucro é dividido pelo investimento realizado, no ROA o lucro é dividido pelo Ativo Total da empresa. Dessa forma, a fórmula para se chegar no resultado é: ROA = (Lucro Líquido / Ativo Total) x 100.
Para acompanhar esse indicador, o cálculo é bem simples. Basta subtrair o custo total do projeto do custo que era orçado, e depois dividir essa diferença pelo próprio orçamento novamente. O resultado, que pode ser colocado em percentual, vai mostrar qual o volume real de desvio que o projeto acabou resultando.
Os indicadores de rentabilidade tem como objetivo medir o desempenho de uma empresa, através deles é possível saber quanto uma companhia gera de retorno financeiro. Os Indicadores de Rentabilidade demonstram o quanto renderam o investimento, ou seja, o grau de êxito econômico da empresa.
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100
Ela indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Já a rentabilidade leva em conta o lucro líquido e o valor investido no produto. Ela sinaliza o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo. ... A formação do preço de venda, por exemplo, deve ser baseada na lucratividade que o produto atrairá.
Cálculo do RCP rentabilidade dos capitais próprios = resultado líquido do exercício / capitais próprios x 100.
Conclusão: índices de rentabilidade e lucratividade Os índices de rentabilidade relacionam variáveis de resultado da DRE com variáveis patrimoniais do balanço patrimonial. Já os índices de lucratividade relacionam variáveis de resultado da DRE (lucros) sempre com a Receita Líquida, chamada também de “vendas”.