Como já foi dito, a atuação do coordenador se relaciona tanto à equipe escolar como um grupo, quanto a cada docente individualmente. Isso significa que é função do coordenador ouvir e guiar os professores, estimulando o engajamento com projetos coletivos e individuais.
Princípios da coordenação escolar Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.
Ser coordenador nos coloca na posição de ser mais responsável, de ter atitudes que acolhem e incluem todos os professores. No relacionamento com esse profissional, é preciso ceder e buscar o entendimento. Fazendo uma referência a Sigmund Freud (1856-1939), o coordenador atua como o adulto nessa relação.
Ao discutir o trabalho do coordenador pedagógico ressalta se que o mesmo não,o coordenador pedagogico atua em um espaço de mudança e visto,o aluno deve ser incluido no processo de planejamento de trabalho docente,deve-se criar oportunidade para o professor integrar sua pessoa a escola.