Edema pulmonar: em decorrência da insuficiência cardíaca, o paciente pode desenvolver um edema pulmonar. Ele acontece porque a pressão nas veias pulmonares aumenta, e, conforme a pressão nos vasos sanguíneos cresce, o líquido vai para os espaços do pulmão e interrompe o fluxo normal de oxigênio .
Existem dois tipos de insuficiência cardíaca do lado esquerdo:
A insuficiência cardíaca é uma síndrome de disfunção ventricular. A insuficiência ventricular esquerda provoca falta de ar e fadiga; a insuficiência ventricular direita desencadeia acúmulo de líquidos abdominal e periférico; ambos os ventrículos podem ser afetados em alguma proporção.
Complicações possíveis O paciente poderá ter algumas complicações agudas que necessitem de tratamento de urgência para alívio dos sintomas. Poderá evoluir também para insuficiência renal, necessidade de diálise, uso de marcapassos e implante de dispositivos para tratar arritmias.
Mais conhecida pela sigla ICC, a síndrome de insuficiência cardíaca congestiva é caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue em quantidade suficiente para atender as necessidades do organismo, ou só fazê-lo com pressões elevadas dentro do coração.
Causas da insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é uma doença secundária, ou seja, é causada por outras doenças prévias que danificaram o coração e impossibilitam esse órgão de bombear o sangue com oxigênio pelo corpo, de forma adequada e suficiente.
A IC esquerda é a mais comum e ocorre devido à insuficiência ventricular (dificuldade em bombear ou em relaxar) geralmente. Já a IC direita acontece por conta da insuficiência ventricular direita, na maioria dos casos e a principal causa de insuficiência cardíaca direita é a própria insuficiência esquerda.
Classe funcional I - Paciente assintomático em suas atividades físicas habituais. Classe funcional II - Paciente assintomático em repouso. Sintomas são desencadeados pela atividade física habitual. Classe funcional III - Paciente assintomático em repouso.