A barriga com 5 meses de gravidez já é bem arredondada e evidencia claramente a gestação. Mesmo para aquelas que demoram mais a fazer barriga na gestação neste período já conseguem expor sua nova silhueta gestacional.
Hiperêmese gravídica: enjoo demais pode ser um risco para a mãe e o bebê Náusea e vômito são sintomas previsíveis durante a gravidez e afetam até 80% das gestantes, principalmente no primeiro trimestre --é a chamada êmese gravídica, que costuma passar com o avanço da gravidez e mudanças nos hábitos de alimentação.
Enjoos e mal-estar são comuns durante a gravidez, mas quando a vontade de vomitar ocorre com muita frequência e de maneira incontrolável, causando perda de peso e desidratação, é classificada como hiperêmese gravídica.
O vômito amarelo ou verde indica principalmente a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio ou obstrução intestinal, por exemplo.
Os remédios disponíveis na farmácia que são mais usados para atenuar as náuseas e vômitos na gravidez são o Dramin, Dramin B6 e o Meclin, que apesar de serem sujeitos a receita médica e só possam ser tomados se o obstetra aconselhar, são os que têm menos efeitos colaterais para a grávida.
Passa do a base de frutas e água de coco. Pode sim, o Vonau é liberado no primeiro trimestre da gestação. O paladar da grávida, no início da gestação, está voltado para alimentos ácidos.
Todavia, o médico alerta para possíveis alergias anteriores ao medicamento e também para um dos efeitos colaterais do Dramin, que é a sonolência: "O Dramin às vezes pode dar sonolência, então é preciso ter uma certa cautela quando for dirigir ou quando for usar algum instrumento de precisão".
Outra opção é consumir suco de frutas como banana, melancia, abacaxi ou limão, chás como chá de gengibre ou de hortelã, água de coco ou água com gás, que também podem ajudar a aliviar o enjoo.