18. É VEDADO ao nutricionista, relativamente à remuneração e sua forma de percepção: III - cobrar honorários de indivíduos e de coletividades assistidos em instituições que se destinam à prestação de serviços públicos.
Ao médico é vedado colocar imagens que mostram situações “antes” de um procedimento, e “depois”. Assim, por força dessas normas, aquele nariz adunco que se tornou perfeito após o bisturi do doutor não pode figurar nos materiais de divulgação do trabalho do médico.
O código de ética do nutricionista é um conjunto de diretrizes que estabelece boas práticas no exercício da profissão. ... Assim, é possível se posicionar melhor diante de dilemas éticos e outras situações pertinentes.
Art. 53 - É vedado ao nutricionista condicionar, subordinar ou sujeitar sua atividade profissional à venda de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios e/ou equipamentos ligados à área de alimentação e nutrição, caracterizando a venda casada.
Exercício da profissão Para atuar como nutricionista é obrigatório cursar o curso de Nutrição, com duração média de 4 a 6 anos, e possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).