Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). ... Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
Existem quatro filos vivos de deuterostômios: Filo Chordata (vertebrados, anfioxos e tunicados) Filo Echinodermata (estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar) Filo Hemichordata (balanoglossos e pterobrânquios)
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.
Animais no filo Chordata são deuterostômios (ânus formado primeiro), têm simetria bilateral, celoma, metamerismo, e cefalização, porém para classificar animais como cordados, além de todas essas características, eles precisam apresentar algumas outras que são exclusivas.
Os animais pseudocelomados são classificados em 3 filos diferentes o primeiro filo é o entoprocta, formado por pequenas espécies aguáticas, em sua maioria marinhos.
Filo (em latim: phylum; em grego: Φῦλον; plural: Φῦλα: phyla), é um taxon usado na classificação cientifica dos seres vivos. ... Assim sendo, na classificação de plantas (reino Metaphyta), os filos subdividem-se, normalmente, em Classes, pelo que o termo divisão pode ser substituído pelo termo filo.