Prova objetiva Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente); Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde); Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
No ano passado (2017), a nota de corte da designação foi de aproximadamente 6,8pt de média geral. Entretanto, devido ao aumento do nível da prova (previsto em separata publicada) deste ano, estimo que neste ano esse índice se mantenha ou até mesmo reduza, ficando o candidato 910º com a nota próxima a 6,8pt.
Após a conclusão do período básico, o aluno escolhe sua qualificação militar de Sargentos, conforme mérito intelectual. O período de qualificação terá a duração de 43 semanas. No que diz respeito às Armas. O período de qualificação é conduzido integralmente, na ESA.
O Sargento é responsável por chefiar frações de 9 a 13 soldados e/ou auxiliar na chefia de pelotões de até 50 soldados. Muitas vezes, o sargento é responsável por liderar os soldados no campo de batalha.
Sargentos, normalmente habilitados em idiomas estrangeiros, ajudam a projetar a imagem positiva do Exército e do Brasil no exterior. Muitos deles, como 1° sargentos, são auxiliares de adidos militares nas embaixadas brasileiras em várias partes do mundo.
80 horas semanais