Sim, você pode congelar o quiabo cru, mas primeiro tem que remover os cabinhos. Depois será preciso fazer branqueamento, assim ele mantêm sua cor e textura mesmo congelado. O branqueamento deve ser feito colocando três minutos dentro da água fervente e depois passar direto para o pote com água e gelo.
Para congelar, lave-os bem, descasque-os e cozinhe-os até que fiquem macios. Amasse até formar um purê. Se quiser, acrescente margarina na proporção de 1 colher de chá para cada ½ kg de inhame e misture bem. Coloque em vasilha de plástico tampado e leve ao congelador, onde pode ser mantido por até 6 meses.
Você poderá congelar o jiló para durar um pouco mais. Algumas pessoas picam e congelam ele cru mesmo, mas para manter o sabor e cor, o ideal é fazer branqueamento. Corte o jiló, cozinhe na água fervente por 1 minuto, depois remova e coloque ele direto na água com gelo por mais 1 minuto. ... Leve ao freezer para congelar.
Descasque o maxixe como preferir. Coloque por dois minutos na água fervente e depois passe para a água com gelo usando a escumadeira e deixe por dois minutos. Coloque para escorrer. Assim que secar um pouco coloque em recipiente hermético no freezer.
Modo de Preparo
Por falar em verde, é como ele deve ser levado para casa. O fruto maduro tem a casca laranja-avermelhada ou amarela – e quanto mais maduro, mais amargo ele é. ... Gil Felippe, especialista em frutas e flores, aprovava comer jiló feito/fruta, e a nutricionista Neide Rigo gosta até da versão madura.
Como fazer conserva:
Como Tirar o Amargo do Jiló – DICA 1:
Consumir jiló ajuda a emagrecer? Confira os benefícios desse alimento
Existe, sim, uma solução para o sabor forte do jiló. Uma dica é deixá-lo descansado numa mistura de água e sal por pelo menos 20 minutos antes de utilizá-lo.
Lesões com aspecto de “cortiça” em jiló são provocadas por ácaros, que ocorrem três espécies em frutos de jiloeiro. O Aculops lycopersici apresenta coloração marrom-avermelhada e mede 0,2 milímetro de comprimento. O Tetranychus urticae tem um tom esverdeado com manchas escuras e 0,46 milímetro de comprimento.
A causa principal de queda das flores do jilozeiro é a adubação desequilibrada, principalmente devido à deficiência de boro.
As sementes são plantadas em canteiros, sementeiras ou em copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 ou 6 cm de diâmetro. As mudas de Jiló são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas, estando com aproximadamente 15 cm de altura nesta ocasião.
Se quiser ter sucesso no plantio do jiló, a melhor época a escolher é entre os meses de setembro a fevereiro. Isso porque ele é sensível ao frio e é característico de climas quentes. No entanto se desejar plantar fora dessa época, escolha regiões que tenham o clima mais ameno no inverno e com baixa altitude.