Pelo relato bíblico, Davi foi coroado depois da morte de Saul no campo de batalha. Saul fora o primeiro rei israelita, que se acalmava ao ouvir Davi tocar lira. No trono, Davi unifica todas as tribos de Israel sob uma única coroa, derrota exércitos filisteus e transforma Jerusalém em capital do reino.
David ou Davi, filho de Jessé, o efrateu, do clã de Perez nasceu em Belém (ca. ... Isso foi antes de sua cisão, após Salomão, vindo Jeroboão, a ser o primeiro rei de "Israel dividida" (dez tribos, "Reino do Norte"), e Roboão, filho de Salomão o primeiro rei de Judá (remanescente, duas tribos, "Reino do sul").
Continuamente Davi agiu como um verdadeiro adorador e finaliza este cenário, COMENDO PÃO, ou seja, após mudar de posicionamento, curar suas feridas, mudar de atitude e adorar, ele se alimentou de pão, vou adaptar isto para o espiritual, ele se alimentou da palavra, se alimentou de Deus, afinal quem atravessa deserto ...
E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo. (Salmo 107:22) O adorador por excelência gosta não somente de louvar a Deus, mas também de falar sobre as experiências que vive com Ele, de lembrar de suas obras do passado e relatar as do presente também.
A tenda que qualquer sacerdote podia chegar para adorar, se prostrar, pula, dançar. Esse é o desejo de Deus, um tabernáculo, uma tenda onde Ele possa habitar com os homens e os homens com Ele. Era isso que acontecia na tenda de Davi, sem a separação que havia entre Deus e os homens que existia nos outros locais.
Davi, então, ficou com medo de Deus, e não trouxe a arca para a cidade de Davi, mas deixou-a na casa de Obede-Edom, onde ficou por três meses, trazendo bênção para ele e sua casa.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.