EQST

O Que Isostenuria?

O que é Isostenuria?

A hipostenúria é definida como uma densidade menor que 1,008 e indica que a osmolalidade da urina é menor que a do plasma. ... A isostenúria é definida por uma densidade entre 1,008 a 1,012 e indica que a osmolalidade urinária é igual à plasmática.

O que é a densidade da urina?

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação.

Quais os componentes alterados na Azotemia?

Azotemia (do grego azoto, "nitrogênio" + hemia, "sangue") é uma alteração bioquímica que se refere a uma elevação plasmática/sanguínea dos níveis de compostos de nitrogênio (como ureia, ácido úrico, creatinina, proteínas). Esta deve-se amplamente a uma taxa de filtração glomerular insuficiente.

Quais alterações podemos encontrar em uma urina de um paciente com lesão tubular renal?

Paciente com lesão nos túbulos renais pode apresentar na urina: a. Glicosúria e cristalúria; b.

Como é avaliado as cores da urina?

Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação. É importante beber mais água; Laranja: Pode indicar falta de água ou a presença de pigmentos de alimentos.

O que é uma doença renal?

Insuficiência renal aguda. É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

O que leva uma pessoa a ter insuficiência renal?

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.

Quais os tipos de doenças renais?

Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem

  • Nefrite. Trata-se de uma inflamação na parte filtrante do rim, conhecida como glomérulo. ...
  • Infecção urinária. Essa doença é mais frequente entre as mulheres e geralmente acontece na bexiga. ...
  • Cálculo renal. ...
  • Obstrução urinária. ...
  • Tumores renais malignos. ...
  • Insuficiência renal crônica.

Quando ocorre a insuficiência renal?

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Como ocorre a insuficiência renal aguda?

Insuficiência renal aguda: ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Principais causas: - choque circulatório; - sepse (infecção generalizada);

Tem como reverter a insuficiência renal?

Nos casos de insuficiência renal grave, quando as toxinas que se acumulam no organismo, elas podem ser removidas por meio da hemodiálise. Nos casos em que não é possível recuperar os rins, o transplante renal passa a ser considerado. Durante o acompanhamento, é recomendada uma dieta especial.

O que fazer para diminuir a perda de proteína na urina?

Evitar frituras, molhos e carnes gordurosos. Uso de remédios que diminuam a perda de proteínas pelos rins (proteinúria): a proteinúria significa que os rins têm alguma lesão, então reduzir a perda de proteínas é fundamental para desacelerar a progressão da doença renal crônica.

É normal sair proteína na urina?

A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina.

O que significa presença de proteína na urina?

Boa tarde, o resultado positivo de proteínas na urina significa a presença da mesma na urina. Geralmente as proteínas não devem ser excretadas na urina, mas a presença de alguns traços é normal. A resultado positivo para hemoglobina na urina significa também a presença de sangue (eritrócitos) na urina.