Colênquima e esclerênquima são os principais tecidos e garantem suporte para a planta.
Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.
São tecidos de revestimento a epiderme, a exoderme, o súber e a endoderme. A epiderme, com origem na protoderme, localiza-se na parte mais externa dos órgãos vegetais. As células que compõem a epiderme encontram-se muito unidas entre si, formando uma única camada e funcionando como proteção mecânica da planta.
Resposta. Resposta: e) Epiderme e súber (tecido suberoso.)
1) Qual o tecido pluripotente e não diferenciado dos vegetais: * Câmbio. Meristema.
Resposta. O Câmbio é o tecido meristemático secundário responsável por dar orientações aos tecidos vasculares secundários.
Os tecidos meristemáticos primários são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima.
Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio. O Câmbio Vascular se diferencia em xilema e floema secundários e o Felogênio origina a periderme. A periderme é o tecido de revestimento que substitui a epiderme. Ela formará o súber ou cortiça (na parte mais externa) e o feloderma ou córtex secundário.