1- Ofereça experiências interativas Nem todo aluno EAD interage com as atividades propostas da mesma maneira, por isto, é fundamental inseri-los em grupos de trabalho, pois isso irá estimular o contato com outras pessoas, permanecendo mais engajado em todo o processo de aprendizagem.
5 desafios da educação a distância no Brasil
Como melhorar a qualidade na educação?
Uma nova metodologia de ensino possibilita que o aluno atue como protagonista no seu aprendizado, pois, em uma aula expositiva, há mais possibilidades de o estudante se distrair e de se perder no conteúdo, diferentemente do que ocorre em um método no qual ele tem que participar ativamente do processo.
Ensinar e aprender são duas actividades distintas. Pode-se ensinar sem que alguém aprenda o que quer que seja e pode-se aprender sem que haja alguém a ensinar. ... No entanto, a realidade tem mostrado que, em muitas turmas, mais de 50% dos alunos não aprendem os mínimos que supostamente deveriam aprender.
Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada? Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se transformarmos a sala de aula em uma comunidade de investigação.
Moran (2002) Define a Educação a Distância como um processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporariamente. ... Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
José Moran Quando olhamos para nossa experiência de alunos em sala de aula, um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e ideias interessantes.
Em 1995, Reis (apud Almeida e Moran, 2005, p. 40), assim definiu tecnologia: “A tecnologia possui múltiplos significados que variam conforme o contexto, podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos, etc”.
Segundo Longo (1984), "tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços". ... Quando do desenvolvimento interno com sucesso comercial, tanto para o produto, como para o processo, a organização adquire competência naquela tecnologia.