[Anatomia] Feixe de fibras nervosas que têm a mesma origem, função e terminação.
Gíria usada no Rio de Janeiro com significado de melhorar, fazer bonito, fazer algo ou receber algo com maestria.
Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central). A nomenclatura é bastante variada, com alguns tratos sendo chamados de “lemniscos”, "pedúnculos" ou "fascículos", dependendo de seu curso, localização e projeção.
O nervo acessório é o décimo primeiro dos doze nervos cranianos. Suas fibras consistem de fibras motoras eferentes e fibras proprioceptivas aferentes. A palavra aferente significa em direção ao centro, como de uma área periférica de um membro em direção ao sistema nervoso central.
Os nervos que apresentam apenas fibras aferentes recebem o nome de nervos sensoriais, e aqueles que possuem apenas fibras eferentes são chamados de motores.
Diante da importância desse sistema, protegê-lo é essencial e, para isso, contamos com a presença da caixa craniana, vértebras e meninges. As meninges são três membranas que revestem o sistema nervoso central, garantindo a proteção contra choques mecânicos e a regulação da pressão no interior desse importante sistema.
A via aferente leva informação da periferia para o centro e é uma via sensitiva, enquanto a via eferente leva informação do centro para a periferia e é uma via motora.
Eles podem ser classificados de acordo com o tipo de neurônio que apresentam, em: nervos sensitivos ou aferentes, nervos motores ou eferentes e nervos mistos. Os nervos chamados de sensitivos ou aferentes contêm apenas fibras nervosas, também chamadas de neurofibras, de neurônios sensitivos.
→ O que é o Sistema Nervoso Periférico? O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.