Grandezas cuja variação provoca aumento ou redução de forma inversa em outras grandezas, na mesma proporção, são inversamente proporcionais. Uma grandeza é um referencial usado para comparar e definir medidas.
Quando quadriplicamos a velocidade, o tempo fica reduzido à quarta parte. Assim: Duas grandezas variáveis dependentes são inversamente proporcionais quando a razão entre os valores da 1ª grandeza é igual ao inverso da razão entre os valores correspondentes da 2ª....Grandezas inversamente proporcionais.
Um bom exemplo para grandezas não proporcionais é a relação peso e altura. É evidente que uma grandeza não depende da outra, pois existem milhares de pessoas com determinada altura e pesos diferentes. ... Se a resposta for sim, então, dizemos que essas grandezas são diretamente proporcionais.
Grandezas diretamente proporcionais São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade.
Matemática. Os números proporcionais são divididos em diretamente e inversamente proporcionais, e são utilizados em situações envolvendo regra de sociedade, abordando as divisões de lucros, prejuízos, sociedade em investimentos entre outras situações de repartição de capitais.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é multiplicado por esse mesmo número positivo.
Para saber se uma fração é proporcional a outra fração basta dividir numerador pelo denominador e se o resultador for igual as frações são proporcionais, ou ainda fazer a multiplicação do meio pelos extremos. Veja o exemplo: Será que 1/5 é proporcional a 2/10?
Como o enunciado diz que duas frações são proporcionais quando o resultado de suas frações são iguais, faremos a divisão do numerador pelo denominador e comparar o resultado.
São proporcionais as razões que constam em II e III. As razões são proporcionais quando o resultado do produto dos meios é igual ao produto dos extremos.
100: 2 = 50. Portanto, o número 100 é 50 vezes maior do que o número 2. A razão é a relação entre duas grandezas que já estão relacionadas, é uma divisão entre dois valores, um exemplo é a razão entre um perímetro e a medida de um lado de um triângulo, a razão seria o perímetro dividido pela medida do lado.