Evite o excesso de peso - pessoas obesas têm duas vezes mais risco de tromboembolismo venoso. Quanto maior o peso, maior o risco. Evite a imobilidade - faça atividade física regularmente e evite ficar imóvel por longos períodos, seja sentado, agachado ou com as pernas cruzadas.
1 - Sistema venoso profundo. A profilaxia da trombose venosa profunda (TVP) é muito importante porque é a principal causa da embolia pulmonar (EP). Na maioria das vezes, a TVP é assinto- mática e sua primeira manifestação clínica pode ser o tromboembolismo pulmonar (TEP), por vezes fatal.
Conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença, a profilaxia é um conceito muito importante dentro das ciências da saúde, consistindo em uma soma de atividades que visam proteger uma população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno que seja desfavorável ...
É importante destacar que a profilaxia mecânica é um método bastante indicado para aqueles pacientes com risco de sangramento que pode ser causado pelo uso de anticoagulante, além de se tratar de uma prevenção eficaz e de baixo custo.
O objetivo do tratamento da trombose venosa profunda é evitar a formação de coágulos ou, se eles já se instalaram, promover sua reabsorção pelo organismo. Para tanto, pode-se contar com os medicamentos anticoagulantes (heparina e warfarina), e os fibrinolíticos que ajudam a dissolver os trombos.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
Pode ocorrer uma trombose na virilha, na coxa, na fossa poplítea, na panturrilha ou na sola do pé....Os sintomas mais frequentes são:
O que é uma trombose venosa A origem deste problema é sempre um coágulo de sangue que se origina em uma veia de nosso corpo. Ela costuma ser profunda e quase sempre se localiza onde a circulação costuma ser pior, como nas panturrilhas e nas coxas.
Em geral, um caroço na virilha é um linfonodo (gânglio linfático) que está aumentado devido a uma inflamação ou infecção próxima ao local. O gânglio também pode aumentar em casos de infecção nos membros inferiores, infecções sexualmente transmissíveis, doenças reumatológicas, alergias ou ainda alguns tipos de câncer.
Fortes dores, sensação de queimação e inchaço na região abdominal são os principais sintomas da trombose intestinal. Esse inchaço, em geral, acontece porque há acúmulo de bactérias intestinais, que se proliferam e produzem gases.