Resposta. Resposta: Também conhecido como vida de prateleira, consiste no tempo útil que o produto tem para ser adquirido pelo consumidor final.
Shelf life é o tempo de prateleira, o prazo de validade ou vida útil de um determinado produto. Quando falamos de shelf life de alimentos, relacionamos ao tempo que podem ser armazenados até perecer. ... É necessário ter o máximo de informações sobre o produto.
Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura.
É a conservação a baixas temperaturas, entre -1° a 8°C. ... Esse processo conserva as características do produto in natura, é um método temporário de conservação. Geralmente é utilizada em combinação com outras técnicas, ou matérias primas esperando para que ocorra o processamento.
Para uma melhor qualidade dos produtos congelados, o congelamento rápido é o mais indicado, visto que ocasiona a formação Page 13 Vetor, Rio Grande, 13: 53-66, 2003. 65 de pequenos cristais de gelo, principalmente no meio intracelular.
MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO USO DO FRIO Os métodos de conservação dos alimentos têm o objetivo de aumentar a vida útil dos mesmos, através de técnicas que evitam alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, mantendo seus nutrientes e suas caracterizas organolépticas (aroma, sabor, textura).
Se deve utilizar a refrigeração como processo de conservação pelo uso do frio, aqueles alimentos que estraga à temperatura ambiente.
Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos (refrigeração comercial e industrial) ou efetuar climatização para conforto térmico (veja ar-condicionado e ventilação).
Refrigeração é todo processo em que há remoção do calor, de modo que a temperatura fique menor que a do ambiente. Quando se remove calor até que a temperatura se iguale a do ambiente, o processo chama-se resfriamento.
Os componentes básicos de um Sistema de Ar Condicionado são: Compressor, Condensador, Dispositivo de Expansão e o Evaporador. As funções de cada um destes componentes básicos estão explicadas nos itens seguintes. O refrigerante R-22 se condensa a uma temperatura de – 41 oC na pressão atmosférica.
Compressores semi-herméticos Esse tipo possui maior robustez e tamanho e é utilizado, principalmente, por indústrias. Além disso, são compressores que atendem uma gama maior de aplicações, desde pequenas e médias até grandes aplicações.