A função da linguagem predominante neste texto acima é: a) Emotiva ou expressiva, pois expõe emoções do sujeito eu - lírico, como a preocupação com a seca.
O efeito que resulta é o destaque para a subjetividade do emissor, sua adesão ao conteúdo que informa. Não é o fato, mas o ponto de vista do emissor que está em destaque, sua percepção dos acontecimentos. Nesse exemplo, temos o enfoque no emissor e a função predominante nesse texto é a função emotiva ou expressiva.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
Conotação, também referido como sentido conotativo e sentido figurado, é a associação subjetiva, cultural e ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. ... É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto.
Ela se aplica a quando você fica zangado, nervoso ou aborrecido. Ou, quando você quer evitar algo, virando a cara.
Seu significado pode ser entendido como o fato da agulha que não tem cabeça, não costura sozinha, assim como o indivíduo que não possui "cabeça" se referindo a inteligência ou capacidade de solucionar diferentes situações, não poderá resolve-las sem o auxílio de ninguém.