Teoricamente poderia ser "gotona", mas, na verdade, não se usa (tavez, só, «grande gota») – ao contrário das formas no diminutivo, essas, sim, usuais na linguagem comum: gotícula, gotinha, gotazinha.
Este é um diminutivo irregular, onde foi acrescentado outro sufixo para formar a palavra.
O Diminutivo de Flauta é Flautim !
Qual o diminutivo de igreja, não é igrejinha, pois, o diminutivo correto contém 8 letras.
Diminutivos de filme: filmezinho, filmezito e filmezeco (depreciativo).
Fita ou película de celulóide, disposta em rolo, em que estão registradas imagens fotográficas para projeção em cinematógrafo.
O que é Filminho: Diminutivo de filme.
Portanto, se quisermos formar, sinteticamente, o aumentativo de filme, basta empregamos um dos «sufixos [aumentativos] especiais: -ão («o formador, por excelência, dos aumentativos em português»), -aço, -alhão, -alhaz, -arrão, -ázio, -anzil, -aréu, -arra, -arraz, -az, -eiro, -eirão, -ilão.» (idem, pp.
Resposta: Acho q de tamanho.
Aumentativos irregulares - Grau do substantivo
Resposta. Grau diminuitivo, espero ter ajudado!
Classifica-se em: Analítico = o substantivo é acompanhado de um adjetivo que indica grandeza. Por exemplo: casa grande. Sintético = é acrescido ao substantivo um sufixo indicador de aumento.
ebre – casebre. eco – padreco. ejo – vilarejo. -eto, -eta – maleta.
Resposta. Estatueta é o diminutivo.
Conclusão: GRAU NÃO é flexão, porque não é um processo OBRIGATÓRIO. Rapaz ESTUDIOSÍSSIMO, o substantivo se mantém sem marcação de grau. O aumentativo ou diminutivo também não determina qualquer processo de concordância. A não ser assim, em vez de criancinha linda, teríamos que dizer criancinha lindinha".