Na disciplina "Bioquímica Estrutural e Funcional", se realiza um estudo analítico e multodisciplinar em nível estrutural e funcional do metabolismo celular como foco integrado entre as principais biomoléculas, vias e ciclos metabólicos em sistemas biológicos.
A utilização de temperatura mais elevada (22°C) no início da germinação, com posterior decréscimo dela para 17°C é o programa de temperatura mais efetivo para a ativação do metabolismo, síntese e atividade enzimática.
Km é uma medida da afinidade da enzima pelo substrato, quanto menor o Km maior a afinidade.
A velocidade de uma reação enzimática é, em geral, obtida pela medida da quantidade de produto (ou produtos) formado (s) por unidade de tempo.
Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura.
A maior liberação de AR ocorreu na temperatura de 40°C (concentração: 0,563 μg/mL). O Vmax obtido no ensaio corresponde à 1,088 μmoles de glicose/min (com [] de 1000 μg/μL).
O aumento na concentração do substrato causa um aumento na velocidade da reação até atingir um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no meio. A partir do momento em que todas as enzimas se encontram ocupadas, o aumento do teor de substrato não acarretará em mudanças na velocidade da reação.