O valor desconhecido é chamado de incógnita que significa "termo a determinar". As equações do 1º grau podem apresentar uma ou mais incógnitas. As incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais utilizadas são x, y, z.
Geralmente, os números desconhecidos são representados por letras e, na maioria dos casos, essa letra é x. Esses números desconhecidos são chamados de incógnitas. Em outras palavras, uma equação é uma igualdade que contém, pelo menos, uma incógnita.
De modo geral, as equações são definidas como igualdades entre expressões algébricas, com a presença de uma ou mais incógnitas – frequentemente representadas pelas letras minúsculas x, y e z. Toda equação também possui o 1º membro (antes do sinal de igualdade) e o 2º membro (depois do sinal de igualdade).
Termos e membros O sinal de igual marca dois membros em uma equação: o primeiro membro, à esquerda da igualdade, e o segundo membro, à direita. Cada produto entre números conhecidos e incógnitas é conhecido como termo. Os termos são separados por adições, subtrações e pelo próprio sinal de igual.
A incógnita x pode ser representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou y como valor a ser encontrado para o resultado final da equação. O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.
O termo "variável" vem do fato de que, quando o argumento x varia, o valor y varia de acordo com o argumento. Na matemática mais avançada, uma variável é um símbolo que denota um conjunto. Portanto, na equação y=x^2 , temos em particular que 4=2^2; 9=3^2 e etc.
Variável é um termo desconhecido, incógnita é uma variável que deverá ser encontrada para solucionar uma equação ou inequação. A variável é um simbolo que representa um numero arbitrário desconhecido, já por sua vez a incógnita é uma variável, cujo o valor deverá ser determinado para resolver uma equação ou inequação.