O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. ... Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios.
A respiração celular é o processo químico realizado pelos seres vivos e que acontece dentro das células. Ela é necessária para manter o funcionamento do nosso corpo e pode ser realizada de duas maneiras: respiração aeróbica (utiliza oxigênio) e respiração anaeróbica (não utiliza oxigênio).
Respiração Celular. A respiração celular é importante para liberar energia utilizada nas atividades celulares. Entre os seres vivos, podemos encontrar três processos capazes de retirar energia de moléculas orgânicas: a respiração aeróbica, a respiração anaeróbica e a fermentação.
A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.
A) O oxigênio age carreando as moléculas que carbono que sobram após as quebras da macromoléculas, quando uma macromolécula como a glicose é quebrada, durante os processos, muitos carbonos são liberados, e para expeli-los o oxigênio se liga a eles e os carreia pelo sangue até os pulmões.