Resposta: Plano operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários para tanto.
O planejamento operacional é um documento que busca viabilizar o alcance das metas e objetivos definidos no planejamento estratégico da organização. Ou seja, é no planejamento operacional que ficarão definidas as tarefas cotidianas e os detalhes das operações da empresa para tornar os objetivos estratégicos possíveis.
A capacidade operacional também pode ser definida como a quantidade máxima de produtos que pode ser produzido ou a quantidade de serviço que um negócio pode prestar em determinado período de tempo.
Já o planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é a parte do planejamento estratégico responsável por mostrar um fluxo de trabalho diário, ou seja, ele transforma as metas e objetivos do planejamento estratégico em tarefas menores e executáveis.
O Plano Operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários.
O Plano Operacional é um registro dos processos produtivos necessários para a fabricação de um produto ou a execução de um serviço, considerando os recursos necessários.
a resposta correta é Plano operacional.
Como elaborar um planejamento operacional eficiente?
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Uma definição operacional é um procedimento que atribui um significado comunicável a um conceito através da especificação de como o conceito é aplicado dentro de um conjunto específico de circunstâncias. ... Um componente importante de uma definição operacional é a especificação do processo de medição a ser utilizado.
Os processos operacionais podem ser definidos como um conjunto de atividades desenvolvidas pelos colaboradores de uma empresa com o objetivo de transformar entradas em saídas. Isso significa que a matéria prima, os equipamentos e a mão de obra são convertidos em produtos, serviços e vendas.
Gestão Operacional é o processo responsável por garantir a melhor execução do produto/serviço. Assegurar que o desenvolvimentos das atividades e dos processos saiam exatamente iguais sempre, e constantemente buscar melhorias é o desafio da Gestão Operacional.
São eles:
Os problemas operacionais é fato previsível e evitável, não podendo ser considerado caso fortuito ou de força maior nem ato de terceiro.
Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacionais, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal. Sabemos que, na maioria dos casos, o ideal é manter o menor nível de estoque possível para não manter capital parado e não correr o risco de perder dinheiro.
As etapas do planejamento operacional podem ser divididas em:
O plano operacional identifica responsabilidades, atividades, recursos, divide tarefas e define responsáveis. Seu foco é a eficiência, ou seja há a ênfase nos meios, enquanto o planejamento estratégico e tático tem foco na eficácia, que são os fins.
CONTROLE OPERACIONAL Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. ... Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento.
Em resumo, qualquer planejamento operacional deve responder minimamente: quem, quanto, quando, como e os riscos de cada projeto do departamento que precisa ser executado para realizar as estratégias da empresa.
6 etapas para fazer um plano estratégico de TI
A análise do ambiente interno e externo das organizações costuma ser feita com ajuda da matriz SWOT. ... O uso da SWOT no planejamento estratégico busca identificar as forças e fraquezas de uma empresa (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo).
10 passos para montar um bom planejamento estratégico
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que traz acima de tudo uma ampliação da visão da pequena empresa quanto ao seu ambiente de negócios e aprimora sua capacidade de se inserir e explorar as oportunidades existentes no mercado, preservando os avanços alcançados sem nenhuma técnica estruturada.