Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, então capital do Império, em pleno Período Regencial. Seu pai foi Francisco José de Assis, um "mulato" que pintava paredes, filho de Francisco de Assis e Inácia Maria Rosa, ambos pardos e escravos alforriados.
17 de janeiro de 1910
Acredita-se que Tristão de Mendonça tenha fundado o Engenho Massangana, através da doação de um pedaço de terra do município feita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco.
Realismo
Machado de Assis - Romance
As principais obras da primeira fase de Machado de Assis são:
Há pouca ação, poucos fatos; Os personagens são esféricos à apresentam complexidade psicológica; Apresenta digressões à ordem cronológica interrompida; Conversa, dialoga com o leitor, faz reflexão, aguça o leitor.
A segunda Fase é a realista, como principais característica: Objetividade, Realidade circundante,Inteligência,razão,Verdade universal,Fatos observáveis,Mulher mostrada com seus defeitos e qualidades,Linguagem culta e direta e Narrativa de ação e de aventura.
As obras de Machado de Assis são divididas em duas fases: a fase romântica (ou de amadurecimento) e a fase realista (ou de maturidade). Na primeira fase, o escritor ainda apresenta características do período romântico; na segunda, considera-se dentro do novo movimento literário realista.
A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Suas primeiras produções foram editadas por Paula Brito, e, mais tarde, por Baptiste-Louis Garnier.