O tratamento padrão para o câncer de mama após uma cirurgia conservadora da mama consiste em 25 ou 30 frações diárias de radioterapia. Em algumas situações, hoje é totalmente estabelecido fazer esse tratamento em 15 ou 16 frações diárias – é a chamada radioterapia hipofracionada.
Por isso, a radioterapia é mais indicada nos casos em que o tumor encontra-se mais localizado e, comumente, em estágios iniciais. Atualmente, esses dois tipos de tratamento podem ser utilizados em conjunto. “Hoje em dia falamos sobre o tratamento do câncer como uma abordagem multidisciplinar.
De acordo com o Ministério da Saúde, os gastos somente com tratamento mais que dobraram nos últimos anos: de R$ 2,2 bilhões em 2010 para R$ 4,7 bilhões em 2017. É o mesmo que todo o orçamento previsto neste ano para investimento em ciência.
Martins. Em Bauru, é possível fazer o procedimento de betaterapia no Hospital Unimed Bauru (HUB), que possui um setor especializado em radioterapia. Inaugurado em 2016, o espaço tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia.
Na betaterapia, usa-se uma placa radioativa, com o material chamado Estrôncio-90, de 2 a 3 cm, durante alguns minutos encostada em cada pedaço da cicatriz. O tratamento da betaterapia ocorre em múltiplas sessões, entorno de 6 sessões.
Laboratórios para Radioterapia Betaterapia Vila Rio de Janeiro
Tanto o dermatologista quanto o cirurgião plástico estão habilitados para o tratamento dessa patologia, mas alguns dermatologistas não realizam o procedimento cirúrgico.
As pomadas para queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz. As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
Como tratar o queloide? Segundo a médica, alguns queloides vão diminuindo de tamanho durante os anos, mas podem aparecer novamente. “Tratamentos com corticoide, com laser ou até mesmo remoção cirúrgica. Tudo vai depender do caso e da extensão das marcas”, indicou a dermatologista.
Possíveis causas O queloide no nariz ocorre pelo acúmulo de colágeno durante a cicatrização de feridas provocadas por cortes, queimaduras, acnes, colocação de piercings ou até mesmo após a realização de uma cirurgia.