Esta categoria contém as seguintes 44 páginas (de um total de 44).
Resposta: A Bíblia tem 3.
1 600 anos
No ano 2000, na Turquia, uma operação policial de combate ao contrabando de artefatos históricos levou à descoberta de uma relíquia curiosa e polêmica: uma Bíblia escrita em siríaco, um dialeto do aramaico, supostamente datada de 1,5 mil anos, teria sido escrita por São Barnabé, um dos apóstolos de Jesus.
Entre os manuscritos encontrados no Egito conhecidos como Biblioteca de Nag Hammadi, figuram os evangelhos atribuídos a apóstolos de Cristo: o evangelho de Tomé, o evangelho de Filipe, o evangelho de Pedro e o evangelho de Judas. Contêm, também, o evangelho de Maria.
Na história da composição textual da Bíblia, as escrituras sagradas hebraicas e do Novo Testamento foram escritas em hebraico, aramaico e grego. Os materiais mais usados foram o papiro e o pergaminho, que na época eram bastantes populares.
Seu conteúdo principal gira em torno da vida de Jesus, incluindo Seu nascimento, ministério, ensinos, sofrimento milagroso, morte, ressurreição e ascensão. Contém a historia do cristianismo do primeiro século. Destaca como foram aceitas por judeus e gentios, as boas novas da salvação, por meio de Cristo.
O valor sagrado atribuído à Bíblia se deve à crença de que as suas narrativas teriam sido diretamente inspiradas por Deus aos homens. Por tal razão, apesar das várias divergências interpretativas, a Bíblia assume uma função doutrinadora essencial e ficou também conhecida como a “Palavra de Deus”.
São elas: cristianismo, judaísmo e islamismo. Mundialmente conhecidas, estas três doutrinas religiosas levam em consideração as escrituras e práticas presentes em livros sagrados, como a Bíblia, Torah e o Alcorão, respectivamente.
Bíblia, texto sagrado para o cristianismo e significa “livros”. A Bíblia não é um único livro e sim uma coletânea de 73 livros para os católicos e ortodoxos e 66 livros para os evangélicos ou protestantes. A Bíblia possui um grande valor espiritual e religioso para todo cristão.
Grandes