Por padrão, argumentos de função são passados por valor (de forma que se você mudar o valor do parâmetro dentro da função, ele não é alterado fora da função). Para permitir que uma função modifique os seus argumentos, eles devem ser passados por referência.
Nem C nem C++ permitem retornar vários valores na função. O mais comum quando é necessário retornar mais de um valor seria passar um parâmetro por referência, assim você coloca um valor nele dentro da função e quando sair dela esse valor ficará na variável passada.
Em inglês, void quer dizer vazio e é isto mesmo que o void é. Ele nos permite fazer funções que não retornam nada e funções que não têm parâmetros! Podemos agora escrever o protótipo de uma função que não retorna nada: ... O compilador acha que a função main() deve retornar um inteiro.
Uma função nada mais é do que uma subrotina usada em um programa. Na linguagem C, denominamos função a um conjunto de comandos que realiza uma tarefa específica em um módulo dependente de código. ... A utilização de funções visa modularizar um programa, o que é muito comum em programação estruturada.
A ideia básica de uma função, implementada em alguma linguagem de programação, é encapsular um código que poderá ser invocado/chamado por qualquer outro trecho do programa. Seu significado e uso são muito parecidos com o de funções matemáticas, ou seja, existe um nome, uma definição e posterior invocação à função.
Função ou Procedimento? As funções (functions), também conhecidas como sub-rotinas, são muito utilizadas em programação. Um dos grandes benefícios é não precisar copiar o código todas as vezes que precisar executar aquela operação, além de deixar a leitura do código mais intuitiva.
Permite tratar problemas complexos: um algoritmo grande pode ser dividido em partes, sendo cada parte escrita como uma função. Permite diminuir o custo/tempo de desenvolvimento de programas: podemos utilizar num algoritmo funções previamente escritas para outros algoritmos.
Antes de tudo, vamos compreender o conceito de algoritmo. O termo pode ser entendido como uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.
O famoso “algoritmo do Google” é uma ferramenta de buscas que vasculha a Internet atrás de resultados que atendam os parâmetros de uma busca. ... No caso do Facebook, há um algoritmo por trás da organização, relevância e frequência de conteúdos que aparecem na sua timeline.
É uma sequência finita e ordenada de passos (regras), com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa (resolução de problemas, cálculos etc.). Trata-se de uma palavra latinizada, derivada do nome de Al Khowarizmi, matemático árabe do século 9.
Veja alguns exemplos: