O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Principais produtos derivados do petróleo
O petróleo é uma substância natural formada por vários compostos orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos. Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH4), butano (C4H10) e octano (C8H18)....Base aromática.
As frações mais conhecidas do petróleo são:
Resposta. Resposta: O petróleo é formado por uma mistura homogenizada, de forma que não hajam fases, o que impede a visualização de outras substâncias, que apresentam características morfológicas parelhas.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição química do petróleo, no que tange à proporção de seus componentes, seria, de forma geral (podendo variar dependendo da amostra): Carbono: 82% Hidrogênio: 12% Nitrogênio: 4%
Inicialmente, o petróleo bruto sofre dessalinização, removendo os sais minerais. Na sequencia, o petróleo passa para a etapa de fracionamento, na qual ocorre o processo de destilação para separar as frações. Essa separação envolve a vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação de seu vapor.
As misturas podem ser separadas ou fracionadas por vários processos: Catação: é o processo manual de separação de partículas que compõem uma mistura de sólidos. ... Tamisação ou peneiração: é a separação de substâncias sólidas por meio de peneiras. Ex: peneirar café.
Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
Conheça então, alguns métodos utilizados para separar misturas heterogêneas: Decantação: As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente separando-se da fase líquida. Isso acontece porque o sólido, sendo mais denso, sedimenta-se.
As substâncias puras têm só um constituinte e possuem as propriedades físicas constantes, já as misturas são formadas por duas ou mais substâncias.
Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.
Substância pura é todo material com as seguintes características:
Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H2O. Assubstâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica.
Comburente: substância que dá vida e sustenta a combustão. Exemplo: gás oxigênio.
O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.
Uma substância comburente é toda substância que age em um combustível para que haja uma reação de combustão. O gás presente no ar que atua como comburente é o oxigênio.
Existem dois tipos básicos de reações de combustão de compostos orgânicos, que são a combustão completa e a incompleta. Veja do que se trata cada uma: * Combustão completa: Ocorre quando existe oxigênio suficiente para consumir todo o combustível e produz dióxido de carbono e água como produtos.
Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.
Combustão é toda reação química que há entre uma substância qualquer (combustível) e o Oxigênio do ar (comburente), na presença de uma fonte de calor....Pontos de Combustão.