Biópsia (ou biopsia) é o procedimento cirúrgico no qual se colhe células ou um pequeno fragmento de tecido orgânico para serem posteriormente submetidos a estudo em laboratório, visando determinar a natureza e o grau da lesão estudada. Também podem ser examinados líquidos, secreções, esfregaços e outros materiais orgânicos. Praticamente todos os órgãos e componentes corporais podem ser biopsiados: músculos, pele, ossos, líquidos, secreções, etc. O termo biópsia vem do grego, bios = vida e opsis = aparência, visão.
O ultrassom é uma ferramenta essencial na medicina para diagnosticar e monitorar uma variedade de condições médicas. Duas das técnicas mais comuns de ultrassom são o Ultrassom Convencional e o Ultrassom Doppler. Continue a leitura para entender as diferenças...
Muito se fala sobre a biГіpsia, exame que possui a finalidade de identificar possГveis alterações em tecidos, cГ©lulas e ГіrgГЈos do corpo humano. PorГ©m existem diversas formas nas quais o exame pode ser feito, a depender do ГіrgГЈo, do tamanho da lesГЈo, das condições fГsicas do paciente e da indicação mГ©dica.
A biópsia normalmente é solicitada pelo médico, não apenas em casos de suspeita de neoplasia — tumor causado por crescimento celular anormal — em diferentes órgãos e partes de corpo, mas também para investigar verrugas, manchas na pele ou outras doenças infecciosas e autoimunes.
De uma maneira geral as biópsias são procedimentos simples, realizados em ambulatório, mas algumas podem demandar internações. As complicações dependem do tipo de intervenção, mas num sentido geral pode ocorrer agravamento de lesões por excesso de manipulação, hemorragias, infecções e/ou formação de fístulas.
A pessoa que passou pela biópsia renal fica em observação por 12 horas no hospital, para a cicatrização do local e para evitar sangramentos.
Já a exérese é feita com a remoção total ou parcial de um tecido ou órgão, com o objetivo de tratar uma lesão, como nos casos de câncer de pele ou de outros órgãos. Entenda melhor o que é exérese e quando é indicada.
A biópsia renal é um exame rápido, que dura em torno de 30 minutos, e é feito no hospital, com anestesia local em adultos ou sedação, em crianças. Após o exame, a pessoa deve permanecer no hospital, para observação por 12 horas, a fim de reduzir os riscos de sangramento.
A biГіpsia avalia as caracterГsticas das cГ©lulas de forma mais precisa e, por isso, costuma ser indicada apГіs a realização de exames de sangue e imagem em que sГЈo identificadas alterações.
Existem problemas que afetam os rins que podem ser diagnosticados e esclarecidos com exames de sangue, urina e de imagem, outros só podem ser identificados com a biópsia renal.
Normalmente, primeiro são feitos exames laboratoriais menos invasivos, como os de sangue e de imagem, e logo após para dar continuidade à investigação, uma biópsia poderá ser solicitada.
No entanto a biópsia é feita com a retirada de uma pequena amostra de tecido, com o objetivo de identificar lesões e auxiliar ou confirmar o diagnóstico de condições de saúde.
AlГ©m desses tipos, hГЎ tambГ©m a biГіpsia lГquida, em que sГЈo avaliadas as cГ©lulas cancerГgenas, podendo ser uma alternativa Г biГіpsia comum que Г© feita a partir da coleta de uma amostra do tecido.
Para mais informações sobre esses e outros exames, acesse nossos canais de comunicação e entre em contato conosco!
Existem vários tipos de biópsia, dos quais aqui se descrevem os mais comuns. O tipo de biópsia a ser realizado depende do tipo de lesão, do órgão a ser estudado, da hipótese diagnóstica e de condições pessoais do paciente:
A biópsia é um procedimento invasivo, uma vez que é feita a partir de uma amostra da coleta do tecido que será analisado. Por isso, pode ser feito sob anestesia local ou sedação leve.
A biópsia renal também não é indicada para investigação de tumores. Se um tumor apareceu nos exames de imagem, o procedimento indicado é a cirurgia para retirada do tumor e avaliação de suas células.
Muitos fatores podem influenciar a escolha de um determinado tipo de biópsia, como local da lesão, formato e indicação médica. Essas classificações se dividem de acordo com a forma que o exame é feito, podendo ser cirúrgica ou não cirúrgica. São elas:
Também é necessário realizar alguns exames antes da biópsia renal, como a ultrassonografia renal, com o objetivo de verificar a presença de nódulos ou cistos que podem ser perfurados no momento do exame.
(1996), hГЎ quatro tipos principais de biГіpsia na boca e Г sua volta: a citologia, biГіpsia por aspiração, biГіpsia incisional e biГіpsia excisional. A biГіpsia incisional Г© realizada naquelas espГ©cimes de lesГЈo que seria difГcil de excisar totalmente, devido a sua extensГЈo ou localização.
O cirurgiГЈo utiliza o endoscГіpio para, atravГ©s de instrumentos especiais, remover pequenas amostras do tecido. BiГіpsia aspirativa por agulha fina. Na biГіpsia aspirativa por agulha fina, o mГ©dico utiliza uma agulha muito fina, para aspirar algumas cГ©lulas do tumor, que sГЈo posteriormente enviadas para anГЎlise.
Existem contraindicações para a realização da biópsia?
O método mais recente é a biopsia assistida a vácuo - feita sob anestesia local, minimamente invasiva, guiada por um equipamento de imagem para direcionar a agulha até o alvo a ser estudado. Esse tipo de biopsia é a melhor para os casos de microcalcificações agrupadas e irregulares.
A realização da biópsia incisional, além de auxiliar na determinação do diagnóstico, é útil para a seleção da técnica cirúrgica excisional quando esta for a indicação, pois a partir do diagnóstico histológico de uma lesão é que se define a técnica cirúrgica mais adequada.
O procedimento, em geral, Г© simples e realizado em consultГіrio, com anestesia local. As biГіpsias cutГўneas mais comuns sГЈo: BiГіpsia incisional: remove apenas um fragmento do tumor. BiГіpsia excisional: remove todo o tumor.
3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 54) São indicações de biópsia incisional, exceto: a) lesões extensas (> 3 cm).
A biópsia incisional remove apenas uma porção do tumor. Uma biópsia excisional remove todo o tumor, e é geralmente a técnica preferida quando existe suspeita de melanoma.
Essa amostra pode apontar problemas no sistema nervoso, tecido conjuntivo, sistema vascular ou esquelético. Entre as doenças que podem ser diagnosticadas pelo exame estão: distrofia muscular e esclerose lateral amiotrófica, entre outras.
Cervicite crônica e metaplasia escamosa imatura: esses dois elementos são encontrados em colos normais e não significam nenhuma alteração. Pólipo endocervical: os pólipos endocervicais são lesões benignas de colo que podem cursar com sangramentos durante as relações sexuais.
Se for feito particular / convГЄnios, em mГ©dia estГЎ pronta em 5 a 10 dias. Isso para o anatomopatolГіgico. Se for feita imunohistoquimica, pode demorar mais 10 a 20 dias apГіs o resultado inicial.
Outra informação apresentada na biópsia é o Grau (histológico ou nuclear). O Grau é representado por uma escala que demonstra quão diferente a célula tumoral está em relação à célula mamária normal. Quanto maior é o grau, mais diferente e, portanto, mais agressivo é o tumor.