História do Tchoukball Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares. A partir de seus estudos, o Dr.
Julio Calegari (atual Diretor de Promoção Internacional da FITB – Federação Internacional de Tchoukball) começaram a divulgar o Tchoukball em São Paulo.
hermann brandt começou a observar que a maioria das lesões que Ihe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato, foi nesse momento que ele decidiu criar o tchoukball como uma alternativa ...
Reconhecido pela ONU como o 'Esporte da Paz', e pela Unesco como 'Esporte Pedagógico', a modalidade incentiva o respeito e a harmonia, independente de habilidade, gênero e idade. Por isso, o PEC incluiu em sua grade esportiva para São Caetano o tchoukball, esporte inventado pelo suíço Hermann Brandt.
O jogo é semelhante ao handebol e ao voleibol, mas possui algumas características bastante diferenciadas. É utilizado uma bola redonda, que possui uma bexiga de borracha, coberta com couro. A finalização no jogo de tchoukball é parecida com a do handebol. O alvo objetivo da finalização é a quadra.
Assim, uma equipe marca um ponto quando consegue fazer com que a bola toque a quadra adversária ou as linhas laterais e linhas de fundo da quadra da equipe adversária ou quando executa um ataque que toca no bloqueio adversário e vai para fora da quadra sem que a equipe adversária consiga fazer a defesa.
A pontuação correspondente ao resultado de cada partida será: a) 02 (dois) pontos por vitória; b) 01 (um) para a derrota em jogo jogado; c) 00 (zero) para a derrota por W x O ou por jogo não terminado.
O game é uma soma de pontos. No mínimo quatro pontos são disputados no game. A contagem é feita por game. Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game.
Pelo novo sistema, os sets serão disputados em 25 pontos corridos (denominado "rally point"), sem vantagem. Dessa forma, cada disputa de bola valerá ponto. A contagem tradicional estipula nos sets o limite de 15 pontos, com vantagem -para marcar um ponto a equipe tem que vencer duas disputas seguidas.
A primeira equipe que chegar a 26 vence o set, ou seja 2 pontos de diferença, sempre que houver set point para uma equipe e a outra equipe fizer o ponto, novamente continua-se a contagem até que uma das equipes consiga vencer com diferença de dois pontos. Um jogo é composto de no mínimo 3 e no máximo 5 sets.
As partidas de tênis são divididas em pontos, games e sets. Quando um jogador vence quatro pontos, ele ganha um game. Quando ele vence seis games, ele ganha o set.
2) Os sets são disputados até 25 pontos (exceto no set de desempate que será disputado até 15 pontos). 3) Vencerá a partida a equipe que vencer 2 (dois) sets. 4) Vencerá um set, exceto o 3º set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.