Materiais necessários
O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.
Em nosso meio, as lâminas mais usadas em Emergências e Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica são as de Miller (reta) e Macintosh (curva). O tamanho das lâminas de laringoscópio varia de 00 (para o bebê extremamente prematuro) a 4 (para adultos grandes) – Quadro 1.
Na intubação endotraqueal o lari ngoscópio é utilizado para obter-se uma exposição adequada das cordas vocais facilitando a introdução de um tubo orotraqueal que é utilizado para ventilar o paciente.
A laringoscopia é um exame que dá aos médicos uma visão detalhada da laringe e da garganta. O médico coloca um espelho pequeno na garganta ou insere um tubo de visualização rígido ou flexível, chamado laringoscópio, pela boca. Em alguns casos, usa os dois procedimentos.