EQST

Quando Fazer Verso Ceflica Externa?

Quando fazer versão cefálica externa?

O que é Versão Cefálica Externa (VCE)? A versão geralmente é feita antes do início do trabalho de parto e em torno de 37 semanas de gestação. Mas, em alguns casos, também pode ser feita durante o trabalho de parto, antes da ruptura da membrana amniótica, a famosa “bolsa das águas”.

O que é o polo cefálico?

Polo cefálico equivale à cabeça do pequeno, portanto, o bebê transverso fica atravessado no útero da mãe. Quando isso acontece e o pequeno não muda até o fim da gestação, a cesárea se torna obrigatória, já que não há espaço suficiente para que a criança passe pelo canal vaginal.

Como é feita a versão cefálica externa?

A versão cefálica externa (VCE) é um processo no qual o bebê pode ser girado dentro do útero pelas nádegas ou pelos pés. Trata-se de um procedimento manual que é recomendado para bebês que estejam em posição pélvica, a fim de possibilitar o parto vaginal.

Como fazer o bebê ficar em posição Cefalica?

Deite no chão com as pernas dobradas e eleve o quadril até a altura máxima que conseguir. Se necessário, coloque uma almofada por baixo das costas para ajudar a manter o quadril elevado. Fique nesta posição por cerca de 5 a 10 minutos, 3 vezes por dia.

Quando fazer a VCE?

Melhor momento para fazer Existem alguns trabalhos envolvendo a VCE entre 34 e 36 semanas, mas apesar da redução da incidência de apresentação não cefálica no termo, não houve redução no índice de cesárea, sendo inconclusivos em relação ao aumento do risco de trabalho de parto prematuro.

O que é alteração cefálica?

As malformações cefálicas congênitas ou malformações cefálicas congénitas são causadas por danos ou desenvolvimento anormal do sistema nervoso central. Cefálico é um termo que quer dizer "cabeça" ou "extremo superior do corpo".

O que é o Plano de DeLee?

Os planos de De Lee correspondem a uma ferramenta importante na construção de partogramas na Obstetrícia, sendo analisados juntamente com a dilatação do canal cervical e a variedade de posição.

O que é VCE no parto?

A VCE é uma manobra que consiste em deixar em apresentação cefálica (de cabeça pra baixo) um bebê que estava em apresentação pélvica (sentado) ou transversa (atravessado) na gravidez próxima ao termo (nono mês), aumentando as chances de um parto normal de um bebê cefálico.

O que é uma posição cefálica?

A posição cefálica é um termo utilizado para descrever quando o bebê se encontra com a cabeça virada para baixo, que é a posição esperada para que ele nasça sem complicações e para que o parto decorra normalmente.

O que fazer para incentivar o bebê a encaixar?

Deitar no chão com as pernas dobradas e depois elevar o quadril até à altura máxima que se conseguir. Se necessário, colocar uma almofada por baixo das costas para ajudar a ficar com o quadril elevado. Deve-se ficar nesta posição cerca de 5 a 10 minutos e fazer 3 vezes por dia.

Quais os riscos da VCE?

As desvantagens são: Perder o melhor momento de realização de VCE se o polo pélvico se insinuar. A bolsa pode se romper, inviabilizando o procedimento. Pode ocorrer um trabalho de parto rápido.

Tem chance do exame de sexagem fetal dar errado?

A taxa de acerto do exame de sexagem fetal é de 99%. Isso significa que, estatisticamente falando, de cada 100 exames realizados, 1 terá o resultado errado.

O que é DeLee?

Manobra segundo a qual o fórcepes obstétrico é utilizado para rodar a cabeça do feto.

Quanto é o índice cefálico normal?

O desenvolvimento se dá lentamente e as medidas mudam conforme as semanas de gestação que a mulher está. Porém após o nascimento, sabe-se que o parâmetro para ser considerado “normal” é um perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm.