De acordo com a equipe, a família das cobras surgiu há cerca de 128,5 milhões de anos, em florestas do Cretáceo Superior. Apenas após uma longa evolução, surgiram os animais sem patas como os existentes hoje ; cerca de 20 milhões de anos atrás.
Tipos de cobras não venenosas
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.
A maioria das cobras peçonhentas possui dentes ocos, por onde passa o veneno. Já as cobras venenosas não peçonhentas, não possuem esse mecanismo. Geralmente, elas matam suas presas por constrição, se enrolando a elas e as esmagando.
A única forma de saber se uma cobra coral é falsa ou verdadeira, é através da dentição. Apenas um especialista pode fazer tal verificação e caso você seja picado por qualquer cobra, deve se procurar ajuda médica na hora.