Conheça os principais tipos de resinas
As diferenças continuam. A resistência da resina epóxi é maior do que a de poliéster. ... Claro que isso não é tão simples assim pois a temperatura externa também interfere no tempo de cura da resina poliéster, mas esta cura na resina poliéster é mais dependente do uso do catalisador do que na epóxi.
A Resina epóxi é também conhecida como poliepóxido, que nada mais é que um plástico termo fixo que endurece quando misturada a um agente catalisador. A Resina Epóxi pode ser aplicada sobre diversas superfícies, inclusive madeira.
Existem vários topos de resina, como a resina de poliuretano ou a resina de epóxi, por exemplo, que são usadas para fazer o piso conhecido como “porcelanato líquido”. (Saiba mais sobre o piso de resina ou porcelanato líquido aqui). E o epóxi é também usado para fazer móveis ou cobrir bancadas.
Deve ser feita uma limpeza da superfície da madeira com um pano úmido. Você não precisa lixar a madeira, se não ela vai se tornar opaca e quando aplicar a resina não terá aparência de madeira natural, mas limpar a superfície de qualquer pó é necessário.
Para ser trabalhada a resina precisa de um molde ou ela ficará desnivelada. Use o molde apropriado para cada tipo de resina, geralmente se usa moldes de plástico ou silicone. Neste caso, com a necessidade de um molde, faça com que ela seque dentro e ganhe o formato desejado.
Para selar o MDF ou MDP, só precisamos aplicar uma fina camada de resina antes da aplicação. É necessário que essa camada esteja seca e, minimamente, curada. Assim, o ar que havia dentro dos poros da madeira, será “preso” nessa fina camada. Isso tornará sua aplicação praticamente livre de bolhas e muito mais econômica.
Depois da base em tecido estar bem fixada á moldura, passe cola branca atras do pombo em resina e atras das letrinhas em MDF e cole-as no quadrinho. Deixe secar bem. Se preferir, antes de aplicar o objeto em resina, vc pode pinta-lo com tinta acrílica. Eu preferi deixar mais rústico, na resina mesmo e sem pintura.
Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura.